Pisada pronada e supinada: qual a diferença?

Você já percebeu ou já te falaram que você tem uma “pisada um pouco diferente”? As pisadas pronada e supinada estão presentes nos pés de muitas pessoas e é algo que merece atenção, principalmente pros praticantes de corrida. Neste texto, explicaremos pra você quais as principais características de cada tipo de pisada, como você pode […]

Você já percebeu ou já te falaram que você tem uma “pisada um pouco diferente”? As pisadas pronada e supinada estão presentes nos pés de muitas pessoas e é algo que merece atenção, principalmente pros praticantes de corrida.

Neste texto, explicaremos pra você quais as principais características de cada tipo de pisada, como você pode descobrir a sua e quais as melhores recomendações de tênis pra cada caso.

Quais as diferenças entre pisada pronada e supinada?

Cada pessoa anda, ou melhor, pisa, de uma maneira diferente. As pisadas podem ser classificadas em três tipos principais: pronada, supinada e neutra. Bora dar uma olhada no que caracteriza cada uma delas?

Pisada pronada

A pisada pronada ocorre quando a parte externa do calcanhar entra em contato com o solo e o pé realiza uma rotação excessiva pra dentro. Esse é um tipo de passada é comum entre os corredores e pode causar sobrecarga nos joelhos e nos tornozelos, aumentando o risco de lesões como tendinite e fascite plantar.

Pisada supinada

Já na pisada supinada, acontece o contrário: o pé toca o solo pela parte externa do calcanhar, mantendo-se na borda externa do pé. Essa passada é menos comum e pode resultar em uma distribuição inadequada do impacto, favorecendo lesões e problemas nos ligamentos.

Pisada neutra

É considerado o tipo de pisada mais saudável, na qual ocorre uma leve rotação do pé pra dentro após o contato com o solo. Aqui, a distribuição do peso corporal é distribuída de forma mais equilibrada, então o risco de lesões é menor e os treinos de corrida são feitos de maneira mais eficiente.

Como descobrir o seu tipo de pisada?

Se você está com curiosidade ou preocupação sobre o seu tipo de pisada, saiba que é possível encontrar essa resposta tanto com exames especializados quanto fazendo alguns testes simples que você pode fazer em casa.

Um deles é o chamado teste da pegada molhada. Veja a seguir como ele funciona:

Teste da pegada molhada

Tudo que você vai precisar é de uma folha de papel ou jornal e algo pra molhar o seu pé. Primeiro você deve deixar sua sola úmida e, em seguida, caminhar sobre uma folha de papel ou jornal.

Agora, analise a impressão deixada no papel:

  • pisada pronada: a maior parte da pegada é visível, bem parecido com os desenhos de pegada que vemos por aí;
  • pisada supinada: agora, se o desenho do pé ficou mais estreito, com a parte externa destacada, você provavelmente tem uma pisada supinada;
  • pisada neutra: o desenho tem uma aparência mais equilibrada.

Consulta com ortopedista

Se você quer uma análise mais precisa e profissional, o ideal é consultar um ortopedista especializado em pés e tornozelos. Esses profissionais estão habilitados e capacitados pra realizar exames físicos e recomendar alguns complementares, como a baropodometria, que avalia a distribuição da pressão ao longo da sua pisada.

Análise gratuita em lojas de calçados

Outra opção é ir em uma loja especializada em calçados esportivos, pois comumente eles oferecem análises gratuitas da sua pisada. Aqui, profissionais qualificados observarão sua marcha e darão recomendações sobre o melhor tipo de tênis pras suas necessidades.

Quais as consequências em ter uma pisada pronada ou supinada?

Será que ter uma pisada pronada ou supinada pode trazer alguma consequência pra sua saúde? Atletas e pessoas que praticam atividades físicas regularmente precisam ficar de olho nisso, principalmente pra evitar lesões que podem ser facilitadas pelo seu tipo de pisada. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Pisada pronada

A pisada pronada pode causar sobrecarga nas articulações, especialmente nos joelhos e nos tornozelos. Esse excesso de peso aumenta o risco de lesões como tendinite, fascite plantar e causa problemas no joelho, como a síndrome da dor patelofemoral.

Com o tempo, esse tipo de pisada também pode contribuir pro desenvolvimento de deformidades ósseas e problemas na coluna por conta da alteração na mecânica da marcha.

Pisada supinada

Já a pisada supinada pode levar a uma distribuição inadequada do impacto ao andar ou correr, o que favorece lesões como entorses e estiramentos musculares.

Geralmente, os atletas que contam com esse tipo de passada costumam ter mais dificuldade em absorver o choque, resultando em problemas nas articulações e músculos ao longo do tempo.

De maneira geral, ambos os tipos de pisada podem causar desconforto e dor, o que limita o seu desempenho físico e a sua qualidade de vida. Por isso, se você não quer se aposentar da corrida ou dos treinos cedo, precisa se cuidar!

Vale a pena identificar o seu tipo de passada quanto antes e buscar a orientação de especialista pra que ele lhe recomende palmilhas personalizadas ou calçados adequados, o que vai prevenir as lesões durante os treinos na academia ou corridas, melhorando a sua eficiência, na prática de esportes.

Existe tratamento pra a pisada pronada e supinada?

Pra reduzir os impactos causados pelos diferentes tipos de pisada, existem alguns tratamentos que podem ser feitos pra corrigir essas imperfeições e garantir a sua segurança durante a realização dos treinos de corrida.

Pisada pronada

O principal tratamento da pisada pronada envolve o uso de palmilhas ortopédicas personalizadas. Elas ajudam a estabilizar o pé e postura, além de distribuir melhor o impacto durante a caminhada ou corrida. Também é preciso investir no uso de tênis com suporte adequado, que oferecem amortecimento e estabilidade.

Você também pode fazer sessões de fisioterapia pro fortalecimento dos músculos dos pés e das pernas, promovendo um alinhamento adequado da região e melhorando a passada aos poucos.

Pisada supinada

Já o tratamento da pisada supinada se concentra em melhorar a absorção de impacto e a flexibilidade da região. O uso de palmilhas também é uma recomendação comum, mas o mais indicado é o uso de calçados que proporcionam um bom acolchoamento e suporte na parte interna do pé.

Também podem ser feitas sessões de fisioterapia pra fortalecer a musculatura lateral da perna e melhorar a mobilidade do tornozelo.

Quem tem pisada pronada ou supinada pode praticar corrida?

Se você descobriu que tem a pisada pronada ou supinada e está pensando em desistir de correr, pode ir tirando o seu sapato do armário: você pode, sim, continuar correndo, porém, com algumas adaptações pra garantir que você não se machuque.

Pra quem tem passada pronada, o ideal é acertar em cheio na escolha do tênis: falaremos disso ao longo desse texto, mas já dando spoiler, você deve preferir modelos que ofereçam suporte e estabilidade, já que esse tipo de pisada faz com que o pé gire pra dentro.

Além disso, você também deve adquirir palmilhas ortopédicas pra corrigir a postura e reduzir os impactos durante as pisadas.

Já pra passada supinada, o tênis ideal precisa ter um bom acolchoamento, já que esse problema faz com que o efeito da pisada seja distribuído de forma errada, então o calçado deve agir absorvendo bem a força e protegendo as articulações.

E, independentemente do seu tipo de pisada, é sempre bom ouvir o seu próprio corpo: sentiu alguma dor ou desconforto? Vá o mais rápido possível se consultar com especialista, como ortopedista ou fisioterapeuta.

Quais os melhores tênis pra correr em cada pisada?

Os tênis são a estrela dos treinos de corrida, e são ainda mais importantes pra quem tem pisadas pronadas ou supinadas, pois eles devem agir pra compensar a diferença de peso distribuída durante os passos.

Tênis pra pisada pronada

Pra quem tem a pisada pronada, o ideal é buscar tênis que ofereçam suporte e estabilidade: fique de olho em modelos que tem um amortecimento firme e controle de movimentos. Separamos abaixo algumas marcas pra você conhecer:

New Balance

Os tênis da New Balance pra pisada pronada contam com alto nível de estabilidade e amortecimento. Com tecnologia Fast Foam X e entressola de camada dupla, ele oferece um suporte perfeito, combinando uma espuma macia na parte superior como a base firme na inferior, garantindo o conforto e segurança durante essas corridas.

Adidas

Os modelos de tênis da Adidas de pisada pronada contam com o material resistente e firme que ajuda a dar suporte nos pés, além de um forro acolchoado que proporciona conforto adicional, ao mesmo tempo que o solado resistente ao desgaste da estabilidade, indispensável pra quem precisa de mais suporte ao caminhar ou correr.

Asics

Outra marca aqui também pensa nas pessoas com pisada pronada é a Asics. Algum dos modelos da Asics de pisada pronada apresentam um sistema de amortecimento de alto impacto, graças à tecnologia FlyteFoam. Ela oferece suporte e estabilidade, que são importantes pra corrigir a rotação excessiva do pé e proporcionar conforto durante corridas e no uso diário.

Tênis pra pisada supinada

Já pra quem tem pisada supinada, o ideal é investir em modelos que têm bastante amortecimento e uma estrutura mais macia. Dessa forma, o sapato consegue absorver o impacto na parte externa do pé.

Nike

A Nike conta com alguns modelos que apresentam amortecimento responsivo e suporte seguro. A faixa de ajuste interno proporciona a estabilidade, importante pra quem precisa de mais controle na parte externa do pé, isso sem falar no cabedal ventilado que garante conforto e respirabilidade durante as corridas.

Asics

A Asics também conta com modelos pra pisada supinada, com modelos que contam com amortecimento em gel, que absorvem impactos na parte externa dos pés. Além disso, a presença da entressola AMPLIFOAM proporciona suporte extra, ao mesmo tempo que a sola AHAR™ PLUS garante durabilidade.

Pronto para correr por aí?

Assim, conhecendo a pisada pronada e supinada, identificando o seu tipo e investindo nos tênis certos, você conseguirá praticar corrida e outros esportes com muito mais conforto e segurança, diminuindo o risco de lesão e aumentando a sua eficiência. Outro acessório muito importante pra quem vai praticar corrida são… os fones de ouvido! Dê uma lida neste outro post em nosso blog no qual damos algumas dicas de como escolher o melhor fone de ouvido Bluetooth pra correr.