Caminhada emagrece? Conheça os benefícios!

Se você quer começar a se exercitar pra perder peso, mas não gosta do ambiente da academia e não tem fôlego pra correr, caminhar pode ser a porta de entrada pra uma vida mais fitness. Mas, será que a caminhada emagrece? Neste texto, você encontrará a essa dúvida que muitas pessoas têm, além de falarmos […]

Se você quer começar a se exercitar pra perder peso, mas não gosta do ambiente da academia e não tem fôlego pra correr, caminhar pode ser a porta de entrada pra uma vida mais fitness. Mas, será que a caminhada emagrece?

Neste texto, você encontrará a essa dúvida que muitas pessoas têm, além de falarmos um pouco sobre os benefícios dessa prática, com qual frequência você deve caminhar pra ver resultados e como escolher o tênis ideal.

Quais os benefícios da caminhada?

A caminhada é um exercício bastante democrático e um dos mais acessíveis, e não só isso: também traz uma série de benefícios pro seu corpo e pra sua mente. Conheça a seguir alguns deles.

Auxilia na saúde do coração

Seu coração agradecerá se você começar a fazer caminhada quanto antes, já que essa prática melhora a circulação sanguínea, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares e contribuir pro controle da pressão arterial.

Além disso, como caminhar é uma atividade física de baixo impacto, ela protege as articulações, principalmente os joelhos e os tornozelos. Ou seja, dá pra se exercitar sem acordar dolorido ou “moído” no dia seguinte.

Melhora a saúde mental

Caminhar não faz bem só pro corpo, essa prática também é benéfica pra saúde mental! Isso acontece porque, quando caminhamos por espaços verdes, como parques, o nosso nível de estresse é reduzido, melhorando o nosso humor e ajudando a combater a ansiedade e a depressão.

Esse tempo ao ar livre também ajuda a “limpar a mente”, facilitando o desligamento das preocupações diárias e estimulando a criatividade. Inclusive, existem pessoas que gostam de meditar enquanto caminham, deixando o cérebro mais leve e focado no tempo presente.

Aumenta a qualidade do sono

Ao caminhar, especialmente durante a manhã, o seu corpo reduz os seus níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Ao mesmo tempo, a exposição ao sol ajuda a regular o ritmo circadiano, o seu “relógio biológico”, regulando o seu ciclo de sono e energia.

Dá energia extra

E por falar em energia, ao mesmo tempo que a caminhada faz você dormir melhor, ela te dá mais disposição ao longo do dia. Isso é possível porque, como a circulação sanguínea melhora ao caminhar com regularidade, o seu fluxo sanguíneo aumenta, levando mais oxigênio e nutrientes pras células do corpo, o que combate a sensação de cansaço.

Afinal, caminhada emagrece?

Até agora, falamos sobre diversos benefícios que a caminhada pode proporcionar pro seu corpo e pra sua mente, mas será que apenas caminhar emagrece?

Bom, a resposta é: sim, mas não é tão simples. Normalmente, o emagrecimento acontece quando você gasta mais calorias do que consome, então é preciso prestar muita atenção na sua ingestão calórica e na intensidade da atividade física pra que esse efeito aconteça e você perca peso.

Embora caminhar não queime tantas calorias quanto uma corrida ou uma aula de dança intensa, essa é uma atividade constante e de baixo impacto, facilitando que ela seja praticada por mais tempo e com frequência, o que ajuda a aumentar o seu gasto calórico diário.

Certo, mas como essa perda de peso acontece? Quando você caminha em um ritmo moderado ou acelerado, o seu corpo começa a usar a sua gordura corporal como fonte de energia, o que ajuda na perda de peso. O ideal é que o exercício seja feito em um ritmo que acelere o coração, mas não ao ponto de ficar completamente sem ar ao conversar.

O emagrecimento com a caminhada também acontece de outra forma: melhorando o metabolismo e reduzindo o apetite. Isso acontece graças à liberação de endorfinas, que proporcionam aquela sensação de bem-estar e dão uma diminuída na fome.

Quanto tempo precisa durar uma caminhada pra perder peso?

Se você quer perder peso fazendo caminhada, é importante que você mantenha um ritmo frequente e constante pra ver os resultados o mais rápido possível. A recomendação é que você faça entre 30 a 60 minutos de exercício todos os dias.

Se você caminha em um ritmo moderado a acelerado (em que você consegue conversar, mas já sente a sua respiração mais pesada), caminhar por meia horinha já é um bom começo, mas depois tente aumentar pra cerca de 45 minutos a uma hora.

Tão importante quanto o tempo de caminhada é a frequência com que você faz o exercício: pra conseguir emagrecer caminhando, o ideal é que você caminhe pelo menos 5 vezes na semana. Se conseguir se exercitar todos os dias, melhor ainda!

Outra dica pra conseguir ver resultados mais rápidos com a caminhada é dar uma variada no percurso, optando por caminhos que tenham subidas ou escadas, além de alternar a velocidade dos passos durante o trajeto.

Ah, lembrando que a perda de peso caminhando acontece de forma gradual, então é importante que você tenha paciência e mantenha a consistência. Caso queira resultados mais rápidos, vale a pena intercalar o exercício com momentos de corrida.

Quais partes do corpo emagrecem com a caminhada?

Se você tem aquela gordurinha acumulada em um lugar específico, talvez a caminhada possa ajudar como um exercício localizado. Veja a seguir alguns dos locais do corpo em que é mais fácil perder peso caminhando.

Pernas

Um dos principais locais que a caminhada trabalha são as pernas, em especial os músculos das coxas e das panturrilhas que, além de perderem gordura, ficam mais tonificados com o tempo.

Abdômen

Outra região em que você perceberá mudanças ao pegar pesado na caminhada é a região do abdômen, já que o exercício ajuda a reduzir a gordura acumulada na região. E aqui vai uma dica: fique de olho na sua postura durante a prática pra ativar o core (músculos da barriga e das costas).

Glúteos

O bumbum é outro local que pode ser beneficiado com a caminhada, principalmente ao fazer trajetos com subidas ou em ritmos mais intensos, pois esse esforço ativa os músculos dos glúteos, dando mais firmeza e definição ao longo do tempo.

Braços

Apesar dessa região não ser o foco principal, você também pode perceber uma pequena redução de gordura na região dos braços ao fazer caminhada. Ao balançá-los ou carregar pesos leves enquanto anda (fica a dica!), você ajuda a tonificar e a dar uma leve definição.

Escolher um bom tênis pra caminhada é importante?

Você já viu os diversos benefícios que a caminhada pode proporcionar e como essa prática ajuda a reduzir medidas e tonificar diferentes partes do corpo. Mas caso você não queira ter uma bela dor no pé ou uma torção, lembre-se de um detalhe importante: escolher um tênis específico pra essa prática.

Abaixo, explicamos quais os problemas que podem ser evitados ao escolher um modelo de sapato que seja adequado para caminhadas e corridas.

Evita bolhas e calos

Não tem nada mais chato do que chegar em casa, tirar os sapatos e perceber que o seu pé está cheio de bolhas e calos, não é mesmo? Isso acontece por conta do atrito e da falta de ventilação na região, algo que normalmente acontece quando usamos tênis apertados ou feitos de materiais que não deixam o pé respirar.

Diminui o impacto nas articulações

Usar um sapato que não consegue absorver bem os impactos dos passos durante a prática da caminhada pode causar dores nos joelhos, tornozelos e até nos quadris, atrapalhando a conclusão do percurso. Isso sem falar no desconforto ao realizar outras atividades do dia a dia.

Previne o desgaste muscular

Ir caminhar com um tênis que não é apropriado pro seu tipo de pisada pode causar problemas sérios, como dores musculares ou até mesmo causar inflamações nas articulações e planta dos pés.

Causa menos instabilidade e risco de lesões

Agora, se você usar um tênis muito solto ou apertado pra caminhar, você provavelmente terá passos mais instáveis, o que aumenta o risco de torções e quedas. Um sapato folgado demais fará com que você perca o equilíbrio, enquanto um modelo apertado demais prejudica a circulação.

Qual o melhor tênis pra caminhada?

Bom, agora você já sabe a importância de escolher o tênis certo pra caminhar, mas o que considerar na hora de fazer essa escolha? Pra te ajudar, separamos alguns aspectos e modelos de tênis pra caminhada pra que você saiba qual a melhor opção conforme as suas necessidades.

Qual o melhor tênis feminino pra caminhada?

Comprar um tênis bonito é interessante pra que você se mantenha com motivação pra caminhar, porém, o melhor tênis pra caminhada feminino precisa ser, antes de tudo, confortável e com suporte.

Modelos de tênis pra caminhada da Adidas, como o Ultra Energy e o Runfalcon 5, são leves, apresentam um ótimo amortecimento e promovem uma respirabilidade que deixa os pés fresquinhos, mesmo em trajetos mais longos.

Falando dos tênis pra caminhada masculinos, saiba que os pontos de atenção são os mesmos: invista em modelos que sejam confortáveis, ajustados pro seu tipo de pisada e que tenham um bom amortecimento.

Os tênis Nike pra caminhada, como o Downshifter 12 e o Flex Experience 12, dão um ótimo suporte pros pés e são bem confortáveis. Uma curiosidade é que esses modelos são feitos com materiais reciclados, ou seja, você terá um tênis que também ajuda o meio ambiente!

Já o tênis Olympikus pra caminhada, como Veloz 2 e o Atmos, são ótimas opções pra quem busca um tênis de corrida e caminhada. Eles são feitos de materiais respiráveis e flexíveis, além de terem a tecnologia de amortecimento Evanse, que garante leveza e maciez nas pisadas.

Que tal comprar seu tênis e começar a caminhar?

Assim, entendendo se caminhada emagrece e como escolher o modelo de tênis perfeito pras suas andanças, não tem mais desculpa pra começar a ter uma vida mais ativa e saudável!

Um dos focos de muitas pessoas em se exercitar é conseguir a sonhada barriga chapada. Se esse é o seu caso, vale a pena conciliar o exercício com a técnica da barriga negativa. Não sabe o que é isso? Então confira outro post em nosso blog e entenda o que é a técnica da barriga negativa e quais são os seus benefícios!