O que é corrida de montanha?
Quer se aventurar na natureza em meio a vários desafios? Então, eu preciso te apresentar a corrida de montanha, uma modalidade que se destaca pela imersão em ambientes naturais, onde o terreno acidentado, a altitude e a variação de elevação vão te fazer vencer limites do corpo e da mente. Essa modalidade é realizada em […]
Quer se aventurar na natureza em meio a vários desafios? Então, eu preciso te apresentar a corrida de montanha, uma modalidade que se destaca pela imersão em ambientes naturais, onde o terreno acidentado, a altitude e a variação de elevação vão te fazer vencer limites do corpo e da mente.
Essa modalidade é realizada em trilhas, colinas ou outros terrenos que apresentam subidas e descidas íngremes, exigindo de atletas habilidades específicas para lidar com obstáculos bastante variados.
Procurando uma alternativa para sair das rotinas tradicionais de asfalto e se aventurar em paisagens deslumbrantes e desafiadoras? Eu te apresento melhor esse tipo de prova!
Entendendo a corrida de montanha
Como funciona a corrida de montanha? Essa é uma pergunta comum. Ela é semelhante a outras em termos de objetivo: a ideia é percorrer uma determinada distância no menor tempo possível. Contudo, a grande diferença está no terreno, que costuma incluir trilhas estreitas, superfícies rochosas, passagens por florestas e rios.
Uma característica marcante é a variação de altimetria. Ou seja, você vai precisar enfrentar constantes subidas e descidas que exigem força, resistência e técnica.
A corrida de montanha pode ser realizada em diferentes distâncias, variando de curtas provas de 5km até ultramaratonas que ultrapassam os 100km.
Diferença entre corrida de montanha e trail run
É comum que haja uma confusão sobre as duas, que envolvem correr em ambientes naturais e fora do asfalto. No entanto, existem diferenças importantes entre cada uma.
A principal diferença está no terreno e na altimetria. Enquanto o trail run é praticado em trilhas que podem ter subidas e descidas, a corrida de montanha, como o nome sugere, é realizada predominantemente em regiões montanhosas, com elevações acentuadas e terrenos técnicos.
Além disso, quando se trata de corrida de montanha características, essa tende a ser mais desafiadora em termos de resistência física, devido às maiores inclinações e mudanças bruscas de altitude.
Outro ponto de distinção são as regras. No trail run, elas são menos rigorosas, pois é uma modalidade mais simples.
Equipamentos como bastões de trekking, jaquetas impermeáveis e tênis de corrida masculino ou feminino com maior aderência são praticamente obrigatórios em muitas provas de corrida de montanha.
Para quem é indicada a corrida de montanha?
A corrida de montanha é indicada para quem já conta com alguma experiência em corridas de rua ou trail run e desejam se desafiar ainda mais. O terreno acidentado e as grandes variações de altitude requerem uma boa condição física, além de força mental para lidar com o desgaste e imprevistos do percurso.
Iniciantes também podem participar, desde que comecem por provas simples. Mesmo assim, é fundamental uma preparação prévia para enfrentar não apenas a distância, mas também as condições adversas que geralmente surgem, como mudanças climáticas abruptas, terrenos escorregadios e altitudes elevadas. Uma balaclava para combater o frio é uma boa pedida, por exemplo.
Preparação para corrida de montanha
A preparação para esse tipo de corrida vai além do treinamento convencional. Devido à natureza do terreno e aos desafios específicos que ele impõe, é necessário um planejamento focado em desenvolver força, resistência, técnica e habilidades específicas.
Para começar, como é uma prática que demanda fortalecer as pernas e aprimorar a técnica nesse tipo de terreno. Subir escadas, usar colinas próximas de você ou simular subidas em esteira são ações úteis.
Capriche também nos exercícios para quadris e core, que suportam o impacto das descidas e proporcionam estabilidade ao longo do caminho.
Além disso, invista em atividades como:
Treinamento de altitude
Se possível, realize treinos em altitude para ajudar o corpo a se adaptar às condições de oxigênio reduzido, o que é comum em corridas de montanha.
Prática de técnicas de corrida em trilhas
Essa modalidade exige habilidades como escolher a melhor linha de corrida, manter o equilíbrio em terrenos irregulares e usar corretamente os bastões de trekking. Participar de treinos específicos em trilhas ajuda a desenvolver essas habilidades.
Nutrição e hidratação
Devido à exigência física maior, é fundamental adotar uma estratégia de nutrição e hidratação adequada antes e durante a prova. Alimentos ricos em carboidratos e proteínas são essenciais. Alguns exemplos são batata doce, aveia com whey protein e quinoa com frango grelhado. E beber bastante água é superimportante também.
Equipamentos essenciais para corrida de montanha
A escolha dos equipamentos certos faz toda a diferença no desempenho e segurança durante uma corrida de montanha.
Uma das principais dicas nesse caso é investir em um bom tênis de corrida feminino ou masculino. Ele deve te deixar andar rápido e firme, além de contar com amortecimento adequado e proteção contra pedras e raízes.
Modelos específicos para trail running ou corrida de montanha são os mais indicados.
Outros itens que vale a pena levar no passeio são:
Bastões de trekking
São muito úteis para ajudar nas subidas íngremes e dar estabilidade nas descidas. Eles ajudam a distribuir o esforço entre as pernas e os braços, economizando energia e evitando lesões.
Mochila de hidratação
Em provas mais longas ou locais com poucos pontos de hidratação, uma mochila de hidratação é essencial para garantir acesso a líquidos e alimentos durante todo o percurso.
Jaqueta impermeável
Em regiões montanhosas, o clima às vezes muda sem que você espere. Então, uma jaqueta impermeável e leve é essencial para proteger contra a chuva e o vento.
Camadas de roupa
Usar camadas de roupas te permite vestir a quantidade de peças de acordo com a variação de temperatura ao longo do percurso. É recomendado o uso de itens que ofereçam conforto e proteção térmica.
GPS e relógio de corrida
Em corridas de montanha, um relógio com GPS é muito útil para monitorar a distância, elevação e tempo, além de ajudar na navegação em trilhas menos sinalizadas.
Corrida de montanha SP: explorando as montanhas paulistas
A corrida de montanha tem se popularizado em várias regiões do Brasil, e São Paulo não fica de fora dessa tendência. Com uma geografia que inclui serras e montanhas, o Estado oferece diversos cenários perfeitos para a prática desse esporte.
Entre as opções mais procuradas estão as provas realizadas na Serra da Mantiqueira, que atravessa o estado de São Paulo. A região oferece trilhas desafiadoras e belas paisagens, sendo um destino popular para provas de corrida de montanha.
A Serra do Mar, próxima ao litoral paulista, também é um ponto de encontro para entusiastas dessa modalidade, com eventos que variam de corridas curtas a ultramaratonas.
Participar de uma corrida de montanha SP é uma excelente oportunidade para quem mora no Estado ou próximo a ele deseja experimentar a modalidade sem precisar viajar grandes distâncias.
Onde comprar produtos para corrida de montanha?
Quer ficar por dentro de regras da corrida de montanha, benefícios dessa prática e ainda encontrar tênis, mochila de hidratação, roupas esportivas e tudo o que te ajuda nessa modalidade? É só ficar de olho na Netshoes!