Corrida, academia ou caminhada? Saiba como escolher o tênis ideal

Sempre que você dá uma corrida ou treina, volta pra casa com o pé cheio de bolhas ou calos? Provavelmente você não está usando o tênis masculino pra academia ideal. Neste texto, explicaremos quais as diferenças entre os principais modelos e como escolher o calçado ideal. Além disso, falaremos sobre algumas opções do site Netshoes […]

Sempre que você dá uma corrida ou treina, volta pra casa com o pé cheio de bolhas ou calos? Provavelmente você não está usando o tênis masculino pra academia ideal.

Neste texto, explicaremos quais as diferenças entre os principais modelos e como escolher o calçado ideal. Além disso, falaremos sobre algumas opções do site Netshoes pra facilitar a sua escolha!

Quais as diferenças entre tênis masculino pra academia, caminhada e corrida?

Se você é do time que pensa que tênis pra exercícios físicos são todos iguais, está errado! Cada modelo conta com características específicas pra garantir que você consiga o melhor em conforto e performance em cada atividade.

Tênis pra academia

Os tênis pra academia precisam dar estabilidade e suporte, principalmente nos treinos de musculação, funcional e em atividades de menor impacto, pra evitar que você desequilibre e pague um mico (ou até mesmo se machuque).

Esse tipo de sapato tem uma sola mais plana, justamente pra garantir mais contato do seu pé com o solo, o que dará pra você mais equilíbrio em levantamentos de peso e exercícios que precisam de mais estabilidade, como agachamentos e flexões.

Você também perceberá que os tênis próprios pra academia apresentam uma lateral mais reforçada: isso é pra você ter mais apoio ao fazer movimentos laterais rápidos, como passadas laterais ou lateral shuffle.

Tênis pra caminhada

Os tênis pra caminhada são feitos pra oferecer muito conforto e absorção de impacto durante percursos de longas distâncias. Aqui, você já perceberá a presença de um amortecedor moderado já que, diferentemente da corrida, a pressão sobre as articulações é menor.

Seu design também é pensado na durabilidade do sapato, pois essa é uma atividade que diminui bastante a vida útil dos calçados não próprios. Ao mesmo tempo, também garante um bom suporte ao arco do pé, pra que você não tenha desconforto na região ao longo do tempo.

Tênis pra corrida

Já os tênis de corrida masculinos são feitos pra proporcionar amortecimento e retorno de energia, que são características fundamentais pra absorver o impacto repetido do contato dos pés com o solo. Ah, mas não deixe a aparência mais parruda te assustar: eles são bem levinhos!

Além disso, a sua sola é projetada pra impulsionar você, corredor, por meio de tecnologias de absorção de impacto avançadas.

Por ser uma atividade física que exige muito do corpo, também existe a preocupação deste tipo de calçado ser feito com materiais respirantes que ajudam na ventilação dos pés (e ajudam a diminuir o temido chulé).

Quais as melhores marcas pra investir?

Além de dicas, também separamos alguns modelos de tênis running pra você, quanto antes, já começar a treinar de maneira mais confortável.

Olympikus

Os tênis de corrida da Olympikus são projetados pra oferecer conforto e desempenho tanto em atividades diárias quanto em corridas. Os modelos contam com cabedais em tecidos macios e tecnologias como EVASENSE e FEETPAD, que garantem leveza e adaptação ao formato dos pés.

Mizuno

Outra opção de marca é a Mizuno, com tênis projetados pra proporcionar alto conforto e desempenho pros corredores. Os modelos contam com tecnologias como Wave Foam e Mizuno Enerzy, que dão amortecimento e estabilidade durante o treino.

Nike

Os tênis de corrida da Nike contam com uma combinação de conforto, durabilidade e inovação. A marca investe pesado em tecnologias que garantem um ajuste perfeito e o suporte ideal pros seus pés, o que ajuda tanto iniciantes, na prática quanto pra marombas experientes.

Adidas

Se você busca conforto, desempenho e estilo pros seus treinos, vale a pena conhecer os modelos da Adidas. Eles apresentam tecnologia avançada e incorporam materiais como cabedal em tecido de trama aberta, o que dá mais respirabilidade pros pés.

O que pode acontecer se eu não usar o tênis correto?

Talvez você esteja pensando “vou continuar usando o meu tênis de corrida pra academia, não vejo muita diferença”. Pois saiba que essa atitude pode trazer diversas consequências negativas pra sua saúde e pro seu desempenho físico.

Causa desconforto

Se depois de uma caminhada ou de um treino seu pé fica cheio de calos, bolhas ou bem dolorido, provavelmente você está usando um tênis que não oferece o suporte e a amortização que você precisa.

Aumenta o risco de lesões

Agora, se você faz atividades de alta intensidade, como corrida, você ainda corre o risco de ter lesões. Corredores que não usam os calçados adequados podem desenvolver fascite plantar, tendinite ou até mesmo fraturas por estresse.

Já os marombeiros que treinam com sapatos que dão pouca estabilidade podem ter entorses e lesões nos tornozelos. Além disso, se o tênis não estiver bem ajustado ou firme, pode deixar que o seu pé deslize dentro do calçado, aumentando a chance de quedas.

Afeta o seu desempenho nos exercícios

Se você acha que não está conseguindo render o quanto gostaria nos exercícios, os tênis podem ter sua parcela de culpa: usar um calçado inadequado limita a sua capacidade de correr mais rápido, saltar ou realizar movimentos de maneira eficiente.

Como escolher o melhor tênis masculino pra academia pra mim?

Bom, se você pretende começar ou já faz alguma das atividades físicas que comentamos anteriormente, é interessante ficar de olho nas características que explicamos no começo desse post pra identificar aquele que seja melhor pra esse exercício.

Entretanto, temos ainda outras dicas que podem te ajudar a acertar na escolha do sapato e ter treinos bem mais produtivos.

Pense no ajuste e no conforto

Você sabia que os nossos pés podem, naturalmente, aumentar um pouco de tamanho diariamente? É comum que, ao final do dia, eles estejam mais inchados por conta das nossas atividades diárias e dos exercícios que fazemos.

Por isso, vale a pena que você considere o tamanho que quer comprar também nesses momentos, pois assim você analisará se tem espaço suficiente pros seus dedos mas que, ao mesmo tempo, o sapato não fique solto.

Verifique se o modelo tem amortecimento e suporte

Se você faz atividades de alto impacto, como corrida, precisa ter um tênis com amortecimento pra evitar lesões. Também é importante que você avalie a pronação, ou seja, se o seu pé tende a rolar pra dentro ou pra fora ao correr com o modelo.

Avalie o peso do calçado

Lembra que falamos que os tênis de corrida costumam ser levinhos? Eles são assim porque isso proporciona mais agilidade. Então, aqui vai uma colinha: calçados pesados pra estabilidade e leves pra agilidade.

Também é válido dar uma olhada no material da sola do sapato: borrachas que parecem mais duráveis são melhores pra corridas em superfícies duras, enquanto aquelas com uns “cravinhos” são melhores pra terrenos irregulares.

Beleza não é tudo, mas importa

Ter um sapato confortável e bonito fará com que você tenha mais vontade de continuar com os exercícios, além de fazer bem pra autoestima. Porém, é importante que essa beleza não atrapalhe a funcionalidade do calçado. Combinado?

Como limpar os tênis da forma certa?

O modo como você lava os seus tênis também pode impactar na sua durabilidade, então nada de jogar seus sapatos na máquina de qualquer jeito ou fingir que eles são autolimpantes. Cuidar bem dos seus calçados fará com que eles durem mais e mantenham o conforto.

A nossa primeira e mais importante indicação é: leia as instruções do fabricante! Geralmente, na caixa em que seu sapato veio, há um papel com informações sobre como limpar o seu modelo de calçado.

Cada sapato é feito com materiais diversos, que precisam ser limpos de formas diferentes pra garantir a sua durabilidade. Por isso existem modelos que podem ser lavados com água, enquanto outros devem ser lavados a seco, por exemplo.

Se você não encontrar esse manual ou quer aprender a limpar um tênis que você já tenha em casa, vamos te ajudar com um passo a passo simples e que serve pra maioria dos modelos.

Passo 1: limpeza dos cadarços e palmilhas

Primeiramente, você deve retirar os cadarços e palmilhas, caso seja possível. Assim, você conseguirá limpar melhor o sapato e evitar ter sujeiras acumuladas nessas partes. Os cadarços você pode lavar à mão ou colocá-los na máquina de lavar, dentro daqueles saquinhos pra limpar roupas íntimas.

Já as palmilhas você pode higienizar usando um pano seco pra tirar a poeira, depois aplicar uma solução de água morna e um pouco de sabão neutro. Evite usar produtos químicos e esfregar com força a sua palmilha, pois isso pode desgastá-la.

Passo 2: limpeza do cabedal

Agora está na hora de limparmos o cabedal (aquela parte superior do sapato que envolve o pé). Utilize um pano úmido pra remover a sujeira e a poeira, sempre evitando o uso de produtos mais agressivos pra não danificar o sapato.

Pras sujeirinhas mais difíceis, você pode aplicar uma solução de água morna e sabão neutro, aplicando-a com uma escova de maneira gentil pra que o seu sapato não tenha nenhum dano.

Passo 3: limpeza da sola

É na sola onde se acumulam mais sujeira e detritos, por isso essa é uma parte que precisa de uma atenção especial na hora da limpeza. Aqui, você já pode usar uma escova mais firme ou uma esponja (caso não queira arriscar tanto), focando na limpeza das ranhuras e nos espaços mais difíceis de alcançar.

Passo 4: secagem

Já pra secar o seu tênis, não tem segredo: deixe-o em um local arejado e longe da luz solar direta (pra não manchar e nem deformar o seu sapato). Não recomendamos que você utilize fontes de calor, pois também podem danificar o calçado.

Caso o seu tênis seja de couro, passe um condicionador específico após a limpeza, pra que a sua maciez e proteção sejam conservados.

Quando devo trocar de tênis?

Escolhendo o modelo de tênis certo pros seus exercícios e cuidando dele corretamente, temos certeza de que ele durará por muito e muito tempo. Entretanto, pode surgir o momento de ter que trocá-lo por um novo par.

Veja a seguir alguns sinais de que está mais do que na hora de trocar de sapato.

Quando ele já está bem velhinho

A recomendação geral é que você troque de tênis a cada 300 a 500 quilômetros de corrida, ou a cada seis meses caso eles sejam usados com regularidade pra treinos de academia ou caminhadas. Porém, também é preciso considerar fatores como a intensidade e regularidade dos treinos.

Quando existe desgaste visível na sola

Analise regularmente a sola do seu tênis: se ele começou a apresentar desgaste nos padrões de aderência ou até mesmo apresentarem buracos, já está na hora de providenciar outro par, pois provavelmente não conseguirá garantir o suporte e amortecimento de antes.

Quando existe perda de amortecimento

E por falar em amortecimento, esse é outro sinal de que é preciso trocar de calçado. Se ele aparenta estar mais rígido ou não oferecer o mesmo retorno de energia de antes, vale a pena pesquisar novos modelos.

Quando ele já não está tão confortável

Outro sinal claro de que está na hora de trocar de calçado é quando ele começa a ficar desconfortável no pé. Trocar quanto antes evitará com que você tenha algum tipo de machucado ou lesão, ou até mesmo comece a perder a vontade de se exercitar.

Assim, entendendo como escolher um tênis masculino pra academia ideal pros seus treinos, quais aspectos considerar na hora de escolher um par e como cuidar dele corretamente, você poderá treinar com muito mais conforto, segurança e estabilidade! E se além de treinar você gosta de correr como exercício cardio, confira este outro post em nosso blog no qual listamos alguns acessórios de corrida que vão deixar seus treinos ainda melhores!