O que é fisiculturismo natural?

Conforme o esporte foi crescendo e se desenvolvendo, principalmente em meados do século passado, não demorou muito para que o uso de anabolizantes e outros esteróides fosse disseminado entre atletas. A normalização do consumo dessas substâncias, que não são consideradas legais em outras modalidades, passou a receber uma série de críticas, o que levou a […]

Conforme o esporte foi crescendo e se desenvolvendo, principalmente em meados do século passado, não demorou muito para que o uso de anabolizantes e outros esteróides fosse disseminado entre atletas. A normalização do consumo dessas substâncias, que não são consideradas legais em outras modalidades, passou a receber uma série de críticas, o que levou a criação do fisiculturismo natural. 

Em suma, a prática existe como um movimento de resposta para a utilização desses produtos. A ideia aqui é desenvolver ao máximo o corpo do competidor, atingindo o seu potencial total sem a utilização desses preparados. Confira agora tudo sobre este universo, o seu funcionamento, as categorias e referências atuais.

Como surgiu o fisiculturismo natural?

O primeiro passo dessa modalidade aconteceu ainda muito cedo. Em 1977, o norte-americano Denny Kakos realizou o The Hercules Aphrodites, considerado até hoje o primeiro campeonato fisiculturismo natural. O sucesso do torneio foi tamanho, que o idealizador acertou uma parceria com National Physique Committee, ou NPC, para organizar um evento com chancela oficial.

Anos mais tarde, em 1988, veio a surgir uma federação fisiculturismo natural, chamada de Associação Internacional de Fisiculturismo Natural, ou INBA, que hoje tem a Natural Olympia como principal torneio. Na temporada seguinte, apareceu a concorrente Federação Mundial de Fisiculturismo Natural, ou WNBF. No caso desta, a competição de maior destaque é o WNBF World Championships.

Como funciona o fisiculturismo natural?

Apesar das diferenças, o princípio do fisiculturismo natural masculino, é muito parecido com as disputas bodybuilding tradicional. O objetivo é subir no palco e apresentar o melhor físico para os juízes, de acordo com os padrões de cada categoria. A mudança acontece mesmo com a inserção dos testes antidoping. Esses são realizados para se certificar de que os atletas estão usando apenas substâncias permitidas nesta modalidade.

Os exames são feitos a partir de amostras de sangue e urina e têm os custos compartilhados entre a federação e os próprios esportistas. No intuito de garantir que a fiscalização seja feita de forma rigorosa, o controle é realizado tanto durante as competições quanto no decorrer do ano. 

As entidades responsáveis por organizar o fisiculturismo natural seguem a lista de substâncias, as taxas respectivas e todas as diretrizes de testes da World Anti-Doping Agency, ou WADA. Esta, por sua vez, é a autoridade máxima no assunto e está presente em diversos eventos esportivos de alto nível, tais como Jogos Olímpicos, Copa do Mundo de futebol, Tour de France, Grand Slams de tênis e diversos outros torneios mundiais.

Alguns dos produtos são permitidos apenas para serem usados no lugar de medicamentos e para tratar ou controlar condições específicas de saúde, do tipo diabetes e asma, por exemplo. Para casos assim, as pessoas que decidem competir devem apresentar prescrição médica e passar por controles diferenciados.

É importante ressaltar que atletas que optam por seguir carreira nesta modalidade tem o costume de inserir proteínas e suplementos na sua dieta do dia a dia. Desta forma, o whey protein e o whey protein isolado aparecem como ótimas opções para a sua alimentação antes do treinos.

Quem é o maior fisiculturista natural do mundo?

Ao longo da história, o mundo teve o privilégio de ver alguns atletas em atenção. Dessa forma, é impossível não mencionar que o título de maior fisiculturista natural de todos os tempos pertence ao norte-americano Mike O’Hearn. Com uma carreira de sucesso, foi campeão de quatro edições do INBA Mr. Natural Universe. A sua reputação é respeitada em todo o mundo, justamente por nunca ter sido reprovado em testes anti-doping. 

A excelente forma física de O’Hearn também também o favoreceu no universo das passarelas. Foi considerado o Modelo Fitness do Ano em sete oportunidades, além de ter aparecido como capa de revistas em 400 vezes ao longo da carreira. 

Mas também existem ótimas referências do esporte em nosso país. Pioneiro na modalidade, Marco Araújo é um fisiculturista natural brasileiro, que aparece na jovem leva de competidores que querem popularizar a cultura por aqui. Começou sem sequer conseguir fazer qualquer exercício na época da escola e hoje desponta entre um dos mais promissores de sua categoria.

Em casos assim, o consumo de suplementos  BCAA podem ser fundamentais na recuperação da musculatura após uma rodada forte de treinamento com exercícios intensos e de curta duração. O produto favorece a melhor formação de uma estrutura corporal capaz de te ajudar a chegar no objetivo final.

Quais suplementos são permitidos no fisiculturismo natural?

Existe uma enorme diferença entre os anabolizantes, que são substâncias produzidas a partir de hormônios, e os suplementos, elaborados por meio de nutrientes extraídos dos alimentos para complementar as necessidades da dieta. 

Hormônios, que não são permitidos

  • Metandrostenolona
  • Testosterona
  • Estanozolol
  • Nandrolona
  • Oxandrolona
  • Trembolona
  • Boldenona

Suplementos, que são permitidos

  • Whey protein
  • Creatina
  • Beta-alanina
  • BCAA
  • Caseína
  • Colágeno
  • Multivitamínicos

Quais são as categorias do fisiculturismo natural?

A princípio, o fisiculturismo natural categorias não se torna muito diferente do que é encontrado no bodybuilding clássico.Isso porque existem as mesmas modalidades em ambos os esportes. 

Assim como acontece normalmente, é possível identificar nomes a Men’s Bodybuilding Open, Men’s Physique, 212 lbs e Classic Physique entre os homens, ao passo que se existe Wellness, Bikini, Woman’s Physique, Figure e Woman’s Bodybuilding no feminino.

Por incluir apenas atletas que fazem suplementação de forma adequada, o fisiculturismo natural tem até mais opções de categorias. Entre as mulheres há uma chamada Fitness Model, na qual as competidoras chegam a se apresentar no palco usando vestido.

Cuidados ao se preparar para o fisiculturismo

O físico de quem está inserido neste universo é preparado nos mínimos detalhes. Resultados desse tipo demandam muito tempo para serem alcançados. É uma grande decisão, no qual é possível sair vencedor, mas que exige muita dedicação e empenho. 

Para dar início neste processo, tenha em mente que será preciso trenó com bastante afinco. A alimentação controlada e o descanso vão integrar a sua rotina de maneira constante. O uso de suplementação será fundamental, mas faça apenas o consumo de produtos legais, que vão beneficiar a sua saúde.

Onde comprar suplementos para ajudar nos treinos?

Se vai investir no fisiculturismo natural, a Netshoes pode ajudar oferecendo os melhores suplementos. Além disso, existem diversos equipamentos que são ideais para sua rotina de exercícios. Aproveite agora mesmo esta oportunidade!