Qual é o melhor pós-treino para emagrecer?

Quem quer emagrecer precisa dedicar atenção a diferentes detalhes na dieta. Além disso, praticar exercícios físicos faz toda a diferença para alcançar o resultado esperado. Seja para complementar os nutrientes necessários para o corpo ou potencializar as atividades físicas, suplementos pós-treino dão um suporte importante. Quer conhecer melhor esses produtos e pegar outras dicas para […]

Quem quer emagrecer precisa dedicar atenção a diferentes detalhes na dieta. Além disso, praticar exercícios físicos faz toda a diferença para alcançar o resultado esperado. Seja para complementar os nutrientes necessários para o corpo ou potencializar as atividades físicas, suplementos pós-treino dão um suporte importante.

Quer conhecer melhor esses produtos e pegar outras dicas para perder peso? Então, continue a leitura deste texto!

A importância da nutrição pós-treino

Após a realização de exercícios físicos, o corpo entra em um estado de recuperação. Durante o treino, os músculos precisam ser reparados de microlesões que tiveram para que cresçam mais fortes. E a energia deles acaba. 

A nutrição pós-treino, seja por meio de alimentação ou suplementos, vai fornecer os nutrientes necessários para que os melhores resultados após as atividades físicas sejam alcançados. 

Principais alimentos para o pós-treino

Frango grelhado, peixe, ovos e tofu são algumas das proteínas magras que ajudam o corpo a se recuperar do esforço e da uma força para o crescimento dos músculos. Um exemplo de jantar pós-treino para emagrecer pode ser um filé de peixe com legumes no vapor ou uma omelete de claras com espinafre.

Já carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata-doce, quinoa e arroz integral, são ideais para te fornecer energia de forma constante sem causar picos de insulina. Esses alimentos também contribuem para manter a saciedade por mais tempo, o que é benéfico para quem está tentando emagrecer.

Outras alternativas são:

Gorduras saudáveis

Abacate, nozes e azeite de oliva são ótimas fontes de gorduras boas. Incorporar uma pequena quantidade delas na alimentação pós-treino ajuda a dar menos fome depois e fornece nutrientes essenciais para a recuperação do corpo.

Iogurte grego com frutas

O iogurte grego é uma excelente fonte de proteínas e probióticos, que ajudam na saúde do estômago e do intestino. Combinar com frutas frescas e um pouco de mel traz um mix de proteínas, carboidratos e antioxidantes. Esta opção é ótima para quem busca um lanche rápido e nutritivo.

O que levar em conta ao escolher suplemento pós-treino?

Contar com suplementos é uma ótima pedida para quem quer emagrecer. Embora eles não devam substituir totalmente uma alimentação de qualidade, são uma boa ajuda para conseguir bons nutrientes de modo prático e ter energia para se exercitar.

O whey protein isolado é uma opção interessante porque contribui para você ter menos fome ao mesmo tempo em que colabora para a recuperação de músculos após exercícios sem adicionar gordura extra à dieta. 

A glutamina é outro suplemento em que você pode investir. Esse produto auxilia na redução da dor e fortalece o sistema imunológico. Isso permite que você mantenha treinamentos consistentes, o que é essencial para perder peso.

Tem ainda a creatina. Embora seja mais conhecida pelos benefícios no ganho de força e massa muscular, também pode ser útil no contexto de emagrecimento porque aumenta a sua capacidade de trabalho durante a malhação, permitindo sessões mais intensas e eficazes. 

Termogênico emagrece?

Quando se trata de emagrecer, os suplementos termogênicos são os mais procurados. Eles são feitos com ingredientes como cafeína, chá verde, sinefrina e pimenta caiena, que são conhecidos por suas propriedades estimulantes. Com isso, ajudam o corpo a queimar mais calorias mesmo em repouso, o que tem potencial para contribuir com a perda de peso.

Agora, ele não é pós-treino, pois deve ser tomado meia hora antes da prática física. 

Além disso, use apenas a dose recomendada. Em excesso, eventualmente causam efeitos colaterais como aumento da frequência cardíaca, ansiedade e desregulam o sistema digestivo. 

Vale destacar que tomar termogênico não substitui uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, que são fundamentais para um emagrecimento saudável e sustentável.

Quando consumir alimentos ou suplementos pós-treino?

O momento em que você consome a refeição ou suplemento pós-treino é muito importante para maximizar os benefícios da nutrição. 

O indicado é a ingestão dentro de 30 minutos a 2 horas após o exercício. Este período é conhecido como janela anabólica e é um horário em que o corpo está mais receptivo à absorção de nutrientes.

Quais os riscos de não consumir nada pós-treino?

Uma dúvida bastante comum é se não comer depois do treino emagrece. Na realidade, isso vai fazer com que você apenas perca massa muscular. 

Isso porque, nessa situação, o corpo tende a utilizar os próprios músculos como fonte de energia. É algo que inclusive vai dificultar o processo de emagrecimento a longo prazo.

Outras situações comuns quando não há esse cuidado com alimentação ou suplementação pós-treino são:

Recuperação lenta

A ausência de nutrientes adequados no corpo depois do treino pode retardar o processo de recuperação. Isso geralmente causa dor, fadiga prolongada e redução do desempenho em atividades físicas futuras. 

Desequilíbrio nutricional

Não consumir uma refeição pós-treino costuma levar a desequilíbrios nutricionais. A falta de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis compromete a saúde geral e o bem-estar. Além disso, pode haver uma queda na eficiência do sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a doenças.

Baixa energia

A falta de reposição energética após o treino pode resultar em níveis baixos de energia, dificultando a realização de atividades diárias e prejudicando a qualidade de vida. 

Cardápio pré e pós-treino para emagrecer e ganhar massa muscular

Para quem procura saber mais sobre o que comer pós-treino para ganhar massa e emagrecer, é essencial planejar um cardápio equilibrado que forneça os nutrientes necessários antes e depois do treino. 

Um exemplo de café da manhã pré-treino é uma omelete de claras com espinafre e tomate, uma fatia de pão integral e um copo de suco de laranja natural. Depois, um lanche antes do almoço pode contemplar iogurte grego com frutas vermelhas e uma colher de sopa de mel.

Treinou e depois vai almoçar? Um peito de frango grelhado com quinoa com legumes assados é uma delícia e faz bem. Inclua ainda na refeição uma salada verde com azeite de oliva.

À tarde, chega a hora de um novo lanche. Um smoothie de proteína com banana, espinafre e leite de amêndoas cai bem.

Para o jantar, salmão grelhado, batata-doce assada e brócolis ao vapor encerram o dia. 

Esse é só um exemplo de cardápio pré e pós-treino para ganho de massa muscular que traz proteínas de alta qualidade, carboidratos complexos e gorduras saudáveis para a sua rotina. E, sempre que precisar potencializar o treino para ganhar massa e emagrecer ao mesmo tempo, vale a pena contar com os suplementos. 

Cardápio para quem faz academia para emagrecer

Quer um cardápio para quem faz academia e quer emagrecer, sem necessariamente ganhar massa? Há uma sugestão que também pode ajudar nesse sentido. 

Para o café da manhã, conte com mingau de aveia com frutas vermelhas e uma xícara de chá verde. Para o lanche pré-almoço, uma maçã e uma colher de sopa de manteiga de amendoim dão conta do recado. 

Na refeição ao meio-dia, coma um peito de peru grelhado, salada de quinoa com legumes variados e uma porção de brócolis ao vapor.

À tarde, um smoothie verde com espinafre, abacaxi e água de coco. À noite, filé de tilápia grelhado, purê de couve-flor e salada verde com azeite de oliva.
Procurando o melhor pós-treino para emagrecer? Na Netshoes, você encontra termogênicos, whey protein, creatina e vários outros produtos que te ajudam na prática de exercícios físicos. Aproveite!