O que é impedimento no futebol? Entenda tudo sobre a regra

Possivelmente você já se frustrou assistindo a uma partida de futebol, quando um gol teve que ser cancelado porque um jogador estava “impedido”. Muitas vezes, não há o que fazer nessa situação além de aceitar. Mas você entende realmente o que é impedimento no futebol? Pois é, eu também já tive essa dúvida, mesmo sendo […]

Possivelmente você já se frustrou assistindo a uma partida de futebol, quando um gol teve que ser cancelado porque um jogador estava “impedido”. Muitas vezes, não há o que fazer nessa situação além de aceitar. Mas você entende realmente o que é impedimento no futebol?

Pois é, eu também já tive essa dúvida, mesmo sendo fã de futebol. E é por isso que resolvi trazer este post para você. Vou explicar como funciona o sistema de impedimento. Você vai entender direitinho a aplicação e os critérios usados pelos árbitros, com exemplos simples, incluindo o papel do VAR na análise do impedimento. Bora lá?

O que é impedimento no futebol?

De forma simples, a regra do impedimento envolve o posicionamento de um jogador em campo no momento de um lance de bola, de modo que ele não pode continuar a jogada. 

Porém, vale mencionar que a regra só pode ser aplicada se o jogador nessa posição tiver algum tipo de influência no lance em questão.

Ou seja, se ele estiver na posição de impedimento, mas não receber a bola, nada impede que o lance continue. É por isso que, para aplicar a regra, o árbitro deve ter certeza do envolvimento do jogador impedido na jogada que está acontecendo.

Qual é a origem da regra de impedimento?

O sistema de impedimento é a regra número 11 do futebol, que foi criada pela Football Association no ano de 1863! O motivo era evitar que o contra-ataque fosse facilitado devido a um posicionamento muito próximo de um jogador na área do time adversário.

Quando essa regra não existia, nada impedia que um jogador se aproximasse do gol adversário para esperar um passe, mesmo que a partida estivesse acontecendo na outra extremidade do campo. Isso tiraria toda a dinamicidade que uma boa partida de futebol deve ter.

Assim, a criação da regra de impedimento foi decisiva para preservar a competitividade nos jogos e, claro, as jogadas estratégicas de jogadores talentosos.

O que conta no impedimento?

Embora a teoria pareça simples, a questão é que, na prática, o sistema de impedimento é bastante complexo. Tanto que não é incomum ter dúvidas sobre o que conta no impedimento, ou seja, quando deve ou não ser marcado.

Então, para facilitar, tenha em mente que não é só a posição do jogador que conta, mas também todo o contexto ao redor da partida e o quanto esse jogador está envolvido nele. Assim, se ele interfere de alguma forma na partida estando na posição impedida, a regra deve ser aplicada pelo árbitro. 

O impedimento pode ser marcado quando o jogador:

  • pode tirar algum tipo de vantagem do adversário devido ao seu posicionamento irregular, por exemplo, bloqueando o campo de visão do goleiro na ocorrência de um lance fora da área;
  • pode prejudicar de alguma maneira o seu adversário, por exemplo, dificultando seu deslocamento ou bloqueando-o com o próprio corpo;
  • participa de forma ativa do lance na posição de impedimento, por exemplo, tocando a bola, inclusive involuntariamente.

Agora, o impedimento não pode ser marcado quando o jogador recebe a bola em cobranças de tiro de meta, escanteio ou arremesso lateral. Além disso, se o jogador estiver alinhado com o penúltimo ou os dois últimos jogadores do outro time, a regra do impedimento também não conta.

Qual é o papel do VAR no impedimento?

O VAR (Video Assistant Referee) tem um papel muito importante no impedimento ao fornecer imagens e informações ao árbitro, auxiliando na decisão sobre confirmar ou não a aplicação da regra.

Mas aqui vale lembrar que o VAR não recomenda ao árbitro a revisão de determinado lance. Isso porque o lance de impedimento é exato, não sendo passível de ser interpretado. Dessa forma, o VAR apenas informa se houve ou não o impedimento, para que o juiz mantenha ou não a marcação.

Essa tecnologia foi aplicada pela primeira vez em 2016 e tem como função acelerar o processo de checagem de irregularidades por meio de vídeos gravados em tempo real na partida. O VAR funciona com sensores espalhados tanto no campo de futebol quanto na bola. Isso permite que os lances sejam detectados com precisão e de forma automática.

Quais são as punições no sistema de impedimento?

Como se trata de uma falta leve, ao aplicar a regra do impedimento, o juiz de campo concede ao time adversário um tiro livre indireto, que deve ser feito do mesmo lugar que o jogador estava no momento em que a irregularidade foi identificada.

Já nos casos em que o impedimento é marcado na grande área, o time favorecido pela regra decide de onde cobrar, mas deve se manter na grande área.

Quando não há impedimento no futebol

No futebol, não há impedimento quando o jogador que recebe a bola está em uma posição considerada regular segundo as regras do jogo. Isso significa que ele não está em vantagem em relação à defesa no momento do passe. Para não estar impedido, é preciso atender a três condições principais:

  • posição no campo: o jogador deve estar no mínimo na mesma linha ou atrás do penúltimo defensor adversário no momento do passe. Geralmente, o goleiro é considerado um dos defensores;
  • momento do passe: o posicionamento do jogador é avaliado exatamente no momento em que a bola é tocada pelo companheiro que fez o passe, não depois;
  • situação de jogo: não há impedimento se o jogador estiver no seu próprio campo, se recebeu a bola diretamente de um tiro de meta, escanteio ou lateral.

Assim, quando essas condições são respeitadas, o jogo continua normalmente, e o atacante pode prosseguir com a jogada sem que o lance seja invalidado.

Curta as partidas do seu time favorito com estilo!

Agora você já sabe o que é impedimento no futebol e sabe como ela funciona na prática. Então, nos próximos jogos você pode usar esse conhecimento para explicar a outras pessoas se o lance estava mesmo impedido ou não, como um verdadeiro expert do futebol!

E, claro, para assistir às partidas com muito estilo e orgulho, você pode contar com a Netshoes. Aqui você encontra o que há de melhor no mundo esportivo, desde camisas de time, chuteiras e até mesmo camisa de futebol infantil para viver esse momento com os pequenos. Ou seja, uniforme completo para prestigiar o time do seu coração!

E se você gostou deste post, que tal se informar ainda mais? Aproveitando que falamos sobre uma das regras mais importantes dos jogos, saiba como virar árbitro de futebol!