Confira 5 exercícios para fortalecer os ombros

Confira 5 exercícios para fortalecer os ombros

Fazer exercícios para fortalecer os ombros e mantê-los mais estáveis é muito importante, já que essa articulação é bastante usada nas tarefas do dia a dia. Seja para trabalhar no computador, para fazer serviços manuais ou para carregar peso, os ombros são requisitados o tempo todo e o fortalecimento é essencial para evitar lesões.

Alguns exercícios simples são suficientes para ajudar a fortalecer essa articulação. O ideal é ter a orientação de um profissional de educação física para fazer uma atividade personalizada, de acordo com sua necessidade. 

Leia também:

O músculo precisa descansar entre um treino e outro?

Por que sinto dor muscular quando começo a me exercitar?

Outra dica importante é não começar os exercícios já com muito peso. Principalmente no início, não exagere na carga e vá aumentando gradativamente, à medida que sente que está mais forte. O segredo do fortalecimento é a constância, ou seja, o que dá resultado é manter a rotina de exercícios. 

Se você não tiver halteres, pode usar uma garrafa cheia de água como peso. Cada litro de água pesa 1 quilo. Inicialmente podem ser feitas 3 séries de 15 repetições. 

Confira alguns exercícios para fortalecimento dos ombros:

Elevação frontal

Em pé, com os braços estendidos ao longo do corpo, segure um halter em cada mão com as palmas voltadas para baixo. Eleve os pesos à frente do corpo até que os braços façam um ângulo de 90 graus, ficando paralelos ao chão, na altura dos ombros, e volte. 

Elevação lateral

Comece da mesma maneira que a elevação frontal, com os braços estendidos ao longo do corpo, segurando os pesos com as mãos. Levante os braços simultaneamente para os lados do corpo, até que fiquem na altura dos ombros e retorne à posição inicial. 

Desenvolvimento

Também segurando um halter em cada mão, eleve os braços lateralmente até que fiquem na altura dos ombros e dobre os cotovelos para cima, formando 90 graus entre o braço e o antebraço. Os halteres ficarão quase na direção das orelhas. Com as palmas voltadas para a frente, estique os braços sobre a cabeça, encostando a ponta de um halter no outro. Volte à posição dos cotovelos flexionados.    

Rotação externa

Prenda um elástico de maneira que ele fique na altura de seu cotovelo. Mantenha a parte cima dos braços colada no corpo e os cotovelos flexionados, fazendo um ângulo de 90 graus com o corpo. Segure o elástico com a mão. Na rotação externa, o antebraço faz força para fora do corpo, lateralmente, mantendo a paralela com o chão. Volte à posição inicial. 

Rotação interna

A rotação interna é o movimento oposto ao da externa. Também com um elástico em uma das mãos, preso na altura do cotovelo, deixe o antebraço paralelo ao chão e traga a mão para mais perto do corpo, em direção ao umbigo, sem tirar a parte superior do braço de junto do corpo. Retorne à posição do começo.     

Na Netshoes, você encontra os acessórios que precisa para seu treino