
Quais as funções do smartwatch?
- Compartilhe :
Os praticantes de atividade física agora têm nos relógios inteligentes um ótimo aliado para medir o desenvolvimento de seus treinos. Você sabe quais as funções do smartwatch? Elas variam de um modelo para outro, mas algumas medições são comuns a vários deles.
Essa variedade de funções do smartwatch influencia no preço do produto. Por isso, dependendo do uso, vale mais a pena escolher um ou outro modelo. Uma dica para saber especificamente o que determinado smartwatch faz é ler o manual de instruções e assistir a tutoriais na internet. Assim você aproveita da melhor maneira possível o seu dispositivo.
Leia também:
Conte com a ajuda da tecnologia para treinar
Para a prática de esportes, uma das funções básicas é o monitor cardíaco. O smartwatch calcula em tempo real os BPM (batimentos por minuto) do coração e, com esse dado, informa também a zona de treinamento. Alguns relógios fazem a medição no pulso, outros medem por meio de uma fita no peito.
Outra função bastante importante para quem faz esportes ao ar livre é o GPS. Com ele é possível medir a distância percorrida e, a partir dessa informação, ter informações do ritmo e da velocidade. Alguns modelos, permitem programar voltas automáticas na distância escolhida, como 1 km, por exemplo.
Também é bom ficar atento se o relógio inteligente é à prova d´água, principalmente se sua intenção é usá-lo para praticar natação. Alguns modelos são apenas resistentes para a proteção contra o suor, mas não podem ser mergulhados na piscina.
Na hora de comprar seu relógio inteligente, vale prestar atenção à compatibilidade com outros dispositivos e aplicativos. Alguns smartwatches têm a função de atender ligações, receber mensagens ou controlar a música sem precisar estar com o celular, o que pode ser bastante prático para quem precisa estar sempre conectado.
Entre as funções do smartwatch também pode estar o monitoramento do sono. Alguns relógios medem quantas horas você dormiu e se foi leve ou pesado. .
A venda de smartwatches vem crescendo no mundo todo. No Brasil, o primeiro trimestre de 2022 registrou um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado nas vendas de fitbands e smartwatches. Foram quase 616 mil unidades, gerando receita de R$ 415 mil, segundo dados do estudo IDC Tracker Brazil Wearables Q12021, realizado pela IDC Brasil.