Saiba a história do vôlei de praia nas Olimpíadas

Saiba a história do vôlei de praia nas Olimpíadas

Entre as modalidades mais esperadas das Olimpíadas, o vôlei de praia certamente está na lista. Os brasileiros já escreveram boas histórias no evento, esbanjando talento e conquistando muitas medalhas para o nosso país.

Neste artigo, você vai saber o que esperar do vôlei de praia nas Olimpíadas de Paris e descobrir um pouco da trajetória dos atletas brasileiros neste esporte tão prestigiado. Boa leitura!

Data das Olimpíadas de Paris: anote na agenda!

Os Jogos Olímpicos de Paris vão acontecer de 26 de julho a 11 de agosto. Esta será a 33ª edição do evento esportivo mais importante do mundo e a capital da França espera receber cerca de 10 mil atletas, mais de 200 deles brasileiros. Serão 48 modalidades esportivas ao todo.

Não se esqueça também dos Jogos Paralímpicos, que acontecerão na cidade de Paris entre os dias 27 de agosto e 8 de setembro. Cerca de 4.400 atletas do mundo todo estarão por lá disputando medalhas em 22 modalidades.

Vôlei de praia nas Olimpíadas: quando vai começar?

A cidade luz vai receber quatro duplas brasileiras: Ana Patrícia/Duda e Bárbara/Carol, na modalidade feminina, e George/André e Evandro/Arthur, na modalidade masculina.

Os brasileiros vão pisar na areia no dia 27 de julho, às 14h. A dupla masculina George e André vai enfrentar os marroquinos Abicha e Elgraoui. Este será o Grupo D, que conta ainda com Partain e Benesh, dos Estados Unidos, e com Alayo e Diaz, de Cuba.

E a dupla de brasileiras Carol e Bárbara estreia no dia 28 de julho, às 6h, enfrentando a dupla de japonesas Akiko e Ishii. As meninas estão no Grupo E, junto com as holandesas Stam e Schoon e as lituanas Paulikiene/Raupelyte.

No mesmo dia, às 11h, a outra dupla de brasileiras, Ana Patrícia e Duda, vai enfrentar as egípcias Marwa e Elghobashy pelo Grupo A, composto também pelas italianas Gottardi e Menegatti e pelas espanholas Liliana e Paula

Um pouco mais tarde, às 15h, no dia 28 de julho, será a vez da dupla Evandro e Arthur de mostrarem suas habilidades na areia, enfrentando os austríacos Horl e Horst. Este será o Grupo E, que traz ainda os tchecos Perusic e Schweiner e os canadenses Sckrachter e Dearing.

Quando o vôlei de praia estreou nas Olimpíadas?

O vôlei de praia deu seu primeiro saque nos Jogos de Atlanta, em 1996, depois de fazer uma demonstração em 1992, durante as Olimpíadas de Barcelona. De lá para cá o Brasil só não conquistou um lugar no pódio nos Jogos de Tóquio.

Logo na estreia do vôlei de praia nas Olimpíadas, o Brasil deixou sua marca. Duas duplas femininas subiram ao pódio. Jacqueline Silva e Sandra Pires conquistaram o ouro, enquanto Adriana Samuel e Mônica trouxeram a prata para casa.

Anos depois os homens também começaram a escrever sua história nos Jogos Olímpicos. Em Atenas 2004, a dupla Ricardo e Emanuel conquistaram o primeiro ouro masculino no vôlei de praia.

Ao todo o vôlei de praia do Brasil possui 13 medalhas olímpicas, sendo três de ouro, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 11 medalhas, sendo sete de ouro. 

Quais são as regras do vôlei de praia?

O vôlei de praia é disputado por duas duplas de atletas, que ocupam uma quadra que mede 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. Em jogos masculinos a altura da rede é de 2,43 centímetros, enquanto nas partidas femininas a altura é de 2,24 centímetros.

O jogo é composto por dois sets de 21 pontos. Caso cada dupla vença um set, é feito um tie-break com 15 pontos. Se a partida empatar em 20 a 20 ou 14 a 14, o jogo segue até que uma das duplas faça dois pontos de diferença.

Confira algumas curiosidades a respeito do vôlei de praia:

  • As partidas de vôlei de praia são disputadas ao ar livre;
  • O vôlei de praia só pode ser disputado por duplas masculinas ou femininas;
  • Cada dupla só pode tocar na bola três vezes. Sendo assim, o primeiro jogador recepciona a bola, passa para o outro jogador que levanta a bola para ser cortada pelo jogador que fez a recepção e passada para o outro lado da quadra; 
  • Cada set pode ter dois intervalos de 30 segundos;
  • Os dois jogadores se revezam no saque durante a partida e o sacador é trocado somente quando o time adversário fizer o ponto;
  • As mulheres podem jogar usando top, sunquíni e shorts. Os homens podem usar regata e shorts;
  • Blusas de manga comprida e legging também costumam ser permitidos nas areias;
  • Entre os acessórios liberados para os jogadores estão viseira, óculos de sol, boné, braçadeira e manguito.

Olimpíadas: vôlei de praia será disputado no jardim da Torre Eiffel

A arena para as partidas do vôlei de praia será montada no Campo de Marte, jardim que tem como cartão postal a Torre Eiffel. O espaço terá capacidade para 12 mil espectadores. Serão utilizadas mais de duas toneladas de areia para construir as quatro quadras de apoio e a quadra principal.

Batizado de Estádio da Torre Eiffel, o espaço foi erguido em cerca de quatro meses e será desmontado ao final dos Jogos Olímpicos de Paris.

Vôlei de praia nas Olimpíadas: o que podemos esperar?

O Brasil vem escrevendo uma história bem emocionante nas areias dos Jogos Olímpicos. E este ano também promete muita disputa e a expectativa por medalhas é grande.

Ana Patrícia e Duda, por exemplo, lideram o ranking mundial e têm chances de grandes conquistas. A dupla conquistou a vaga olímpica ao avançar para as quartas de final na etapa de Doha do Circuito Mundial e derrotou as suíças Vergé-Dépré e Mader por 2 a 1, com parciais de 15/21, 21/15 e 15/8.

Carol e Bárbara conquistaram a vaga para as Olimpíadas de Paris durante a etapa Elite do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, que aconteceu na cidade mexicana de Tepic. A dupla se classificou para as semifinais e ficou com a medalha de bronze ao derrotar as italianas Gottardi e Menegatti no tie-break. As parciais foram 22/20, 21/23 e 25/23.

No masculino, a dupla George e André se classificou antes mesmo de iniciar a etapa Elite 16 de Brasília do Circuito Mundial, após a desistência da dupla Pedro Solberg e Guto. Será a primeira Olimpíada do paraibano de 27 anos e do capixaba de 29 anos, que, atualmente, ocupam o terceiro lugar no ranking mundial. Conquistaram o ouro nos Jogos Pan Americanos de Santiago e seguem motivados para jogar em Paris.

Fechando o grupo que vai para Paris, Evandro e Arthur conquistaram a vaga ao derrotarem os brasileiros George e André por 2 sets a 1 na Etapa de Brasília do Circuito Mundial e se classificarem para a decisão do torneio, ficando com a medalha de ouro. A dupla venceu os holandeses Van de Velde e Immers por 2 a 1, com parciais de 21/17, 23/21 e 15/ 9.

Olimpíadas de Paris: quais outros esportes merecem a nossa torcida?

Para os amantes do vôlei, os Jogos Olímpicos de Paris serão agitados. O voleibol masculino de quadra fará sua estreia no dia 27 contra a Itália. Os meninos tropeçaram em alguns mundiais, mas venceram os dois amistosos contra a Alemanha, provando que estão com o foco e o preparo em dia. Já o voleibol feminino fará sua estreia dia 29, contra o Quênia.

E existem outras modalidades que aguardam a nossa torcida. O basquete é uma delas. Depois de ficarem de fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os meninos derrotaram a Letônia no pré-olímpico e carimbaram o passaporte para Paris. Com três medalhas de bronze no currículo, o time brasileiro de basquete masculino está no Grupo B, junto com Alemanha, França e Japão.

Para quem gosta de esportes aquáticos, vale ficar de olho na natação. Os brasileiros Guilherme Costa e Maria Fernanda Costa (Mafê) prometem ser grandes destaques e estão classificados para os 400m livre e 200m livre. Ao todo serão 11 homens e sete mulheres brigando por medalhas em Paris.

O boxe terá dez representantes brasileiros, cinco homens e cinco mulheres. O time treinado por Adailton Gonçalves tem como esperanças de medalhas Bia Ferreira, Jucielen Romeu e Luiz “Bolinha”.

Os atletas da canoagem também vão para as Olimpíadas cheios de expectativa. Isaquias Queiroz, que será porta-bandeira do Brasil, chega à cidade luz com quatro medalhas no currículo e tem o desejo de conquistar mais. Vale a pena ficar de olho também no Pepê Gonçalves (canoagem cross) e na Ana Sátila, que vai competir na canoagem slalom, modalidade que estreia nas Olimpíadas de Paris.

As Olimpíadas de Paris estão chegando!

Então prepare-se: a partir do dia 26 de julho o espírito esportivo vai tomar conta do Brasil! Lembrando que o futebol começa mais cedo, no dia 24, devido à quantidade de partidas.

E você sabe tudo sobre este evento mundial? Sabe quantas medalhas o Brasil ganhou nas Olimpíadas? Para deixar você bem atualizado, preparamos um artigo especial contando toda essa história. Vai lá conferir!