
Quais são os 3 tipos de hipismo nas Olimpíadas?
- Compartilhe :
O hipismo nas Olimpíadas traz toda a elegância dos esportes equestres, com direito a 3 modalidades em que cavaleiros e seus cavalos brilham ao demonstrar muita técnica e resistência. E, em 2024, nos jogos de Paris, o Brasil competirá nesse esporte e em muitos outros.
Para conhecer a história do hipismo olímpico, quais são as modalidades que participam da competição e saber quantas medalhas nosso país já conquistou nesse esporte equestre, continue conosco nesta leitura!
O que é hipismo olímpico e qual a sua história?
O hipismo nas Olimpíadas compreende as competições equestres, concorridas por cavaleiros e seus cavalos, a fim de demonstrar as habilidades de ambos unidos em diferentes provas.
As competições de hipismo já existiam na Grécia Antiga, inspiradas pela importância que aquele povo dava à harmonia entre humanos e cavalos em batalhas. Nos jogos olímpicos antigos, as provas hípicas eram as corridas com bigas — os famosos carrinhos de duas rodas puxados por cavalos.
Já nas Olimpíadas da Era Moderna, o hipismo passou a integrar os jogos em 1900, em Paris, e apenas a partir de 1952 as mulheres puderam participar — primeiro apenas na modalidade de adestramento e, de 1964 em diante, das demais modalidades.
Desde então, todas as provas equestres nos jogos olímpicos são mistas, ou seja, disputadas por mulheres e homens sem separação por gênero, o que faz do hipismo o único esporte totalmente misto das Olimpíadas.
Qual é a diferença entre equitação e hipismo?
Embora você possa ouvir por aí os termos equitação e hipismo sendo usados como sinônimos, eles não são a mesma coisa.
A equitação é uma técnica de montaria, ou seja, em termos gerais, é uma prática voltada para o treinamento de andar a cavalo. Portanto, é considerada o primeiro passo para quem quer montar cavalos com segurança, sendo essencial para quem pretende se desenvolver em esportes equestres.
Já o hipismo é um esporte em si, no qual a prática de equitação acaba sendo favorecida, mas que envolve regras e movimentos técnicos específicos no solo e em saltos.
Quais são os 3 tipos de hipismo olímpico?
Atualmente, as provas de hipismo olímpico ocorrem em três modalidades disputadas em provas individuais e por equipes. Conheça cada uma delas a seguir.
Saltos
A modalidade de saltos talvez seja a que está no imaginário da maior parte das pessoas. Nessa competição, o cavaleiro guia o cavalo em um trajeto cronometrado saltando sobre diversos obstáculos. Além de serem avaliados pelo tempo de finalização do percurso, ainda há penalidades para os obstáculos derrubados. Assim, essa modalidade exige muita intimidade e sincronia entre cavalo e cavaleiro.
Adestramento
Já o adestramento é uma modalidade altamente avançada de treinamento equestre, em que o cavaleiro monta o cavalo e, juntos, executam uma série de movimentos artísticos acompanhados por música. A avaliação é feita com base na dificuldade e fluidez dos movimentos da apresentação como um todo.
Concurso Completo de Equitação (CCE)
Por fim, o Concurso Completo de Equitação é uma competição que combina as duas primeiras modalidades, saltos e adestramento, com a modalidade cross-country, uma espécie de corrida de obstáculos naturais, simulando um desafio no campo. As três provas são realizadas em três dias consecutivos e avaliam a resistência, versatilidade e harmonia entre cavalo e cavaleiro após os dias de provas intensas.
Quantas medalhas o Brasil tem no hipismo?
A primeira participação do Brasil no hipismo nos jogos olímpicos foi em 1948, em Londres. Mas a primeira medalha olímpica veio apenas em 1996, nas Olimpíadas de Atlanta, com o bronze nos saltos por equipe.
Depois disso, nosso país conquistou outro bronze por equipes nos saltos, nas Olimpíadas de Atenas em 2000 e, finalmente, o ouro olímpico veio em 2004, nos jogos de Sydney, na Austrália, com Rodrigo Pessoa e o cavalo Baloubet du Rouet, nos saltos individuais.
Em Paris 2024, nas provas de hipismo, que terão sede no Palácio de Versalhes, Rodrigo Pessoa é novamente um dos nomes do hipismo brasileiro nas Olimpíadas que se destaca, tornando-se o primeiro atleta do nosso país a estar presente em oito edições dos Jogos Olímpicos de Verão.
Mais 8 atletas brasileiros participarão do hipismo nas Olimpíadas da França, em provas individuais e por equipes, com o objetivo de trazer ao menos a quarta medalha do país nesse esporte equestre.
Vibre com a Netshoes nos jogos olímpicos de Paris!
O hipismo como esporte olímpico é apenas um dentre os 39 que terão representantes brasileiros para acompanharmos durante as Olimpíadas de 2024. Você também poderá torcer pelo boxe, vôlei, canoagem, natação, basquete e muitos outros durante a festa do esporte mundial.
A Netshoes está sempre ao lado de atletas e amantes dos esportes, e, pensando nisso, temos uma série de artigos especiais sobre os jogos olímpicos para você ficar por dentro de tudo. Que tal ler também como funciona o futebol nas Olimpíadas? Nos vemos lá!