
O que é windsurf?
- Compartilhe :
Você sabe o que é windsurf? O nome desse esporte é composto pela junção das palavras vento e surfe, em inglês, e ele também é conhecido como prancha à vela. Para velejar, o atleta conta com o peso do próprio corpo para direcionar a prancha e a força do vento na vela.
O ring, como é chamado o equipamento usado no windsurf, é composto por uma prancha e uma vela, com um mastro e uma retranca. O velejador segura na retranca, como é chamada a barra horizontal que fica na vela, para controlar a direção.
Leia também:
Saiba mais sobre o stand up paddle
Conheça mais sobre saltos ornamentais
Principalmente para os iniciantes, é aconselhável usar um colete para maior segurança em caso de queda na água. Se você for velejar por águas frias, também é importante ter uma roupa de borracha para não sofrer tanto com a temperatura.
O windsurf é um esporte relativamente novo. O primeiro protótipo do windsurf foi criado por Newman Darby, nos anos 1960, mas não chegou a ser patenteado por ele, já que a invenção não fez sucesso imediatamente e a falta de recursos financeiros e a burocracia dificultaram a transação.
Em 1968, depois de discutirem uma maneira de unir o surfe e a navegação, o engenheiro aeronáutico Jim Drake e o empreendedor e surfista Hoyle Schweitzer fizeram uma nova prancha com vela e patentearam o equipamento com o nome de windsurf.
Em pouco tempo, o windsurf se espalhou pelo mundo, chegando aos Jogos Olímpicos em 1984, como uma das classes de vela. No Brasil, o esporte também ganhou adeptos em todo o país.
A World Sailing reconhece 14 classes de windsurf, entre elas a IQFOiL, que passa a ser olímpica em Paris 2024. Desde que a modalidade estreou nos Jogos Olímpicos, já foram usados os modelos Widnglider, Lechner Divisão II, Lechner A-390, Mistral One Design e RS:X.