O Pódio É Delas: Algumas Das Mulheres Mais Importantes Do Esporte

O Pódio É Delas: Algumas Das Mulheres Mais Importantes Do Esporte

Conheça grandes nomes femininos que fizeram história em seus esportes. 

O esporte – e o mundo como um todo – tenta ser cada vez mais inclusivo. As discussões e reivindicações pela equidade de gênero ganham espaço e modalidades muitas vezes dominadas pelos homens estão valorizando também as mulheres. A atenção dada à Copa do Mundo de Futebol Feminino, em junho de 2019, foi um grande exemplo de como a mentalidade está mudando e de como podemos ajudar a empoderar nossas atletas. 

Obviamente, não é de hoje que as mulheres praticam e competem. Elencamos algumas grandes representantes de seus esportes para lembrar que elas sempre estiveram em campo, em quadra, nas pistas e piscinas. 

 

Charlotte Cooper – Tênis

image.png

Em 1900, quando as únicas modalidades Olímpicas que permitiam participação feminina eram tênis e golfe (e, ainda assim, de forma extraoficial), Charlotte Cooper foi a primeira mulher a subir no lugar mais alto do pódio. 

Maria Lenk – Natação 

image.png

Primeira sul-americana nas Olimpíadas, parte da Delegação Brasileira em 1932, Maria Lenk é também a única mulher no Hall da Fama da Natação.

Maria Esther Bueno – Tênis

image.png

Apenas dois brasileiros integram o Hall da Fama do Tênis: Gustavo Kuerten e Maria Esther Bueno. A tenista, inclusive, detinha um recorde no Guinness Book: venceu uma partida em apenas 19 minutos, em 1964. 

Billie Jean King – Tênis

image.png

Equidade entre os gêneros pode parecer um discurso moderno mas, em 1973, Billie Jean King já levantava esta bandeira. Em uma partida conhecida como “Batalha dos Sexos”, a tenista entrou em quadra contra Bobby Riggs e venceu por 3 sets a zero. 

Joan Benoit Samuelson – Maratonista

image.png

Até 1984 acreditava-se que as mulheres não tinham capacidade física de completar uma maratona, disputando apenas corridas mais curtas. Foi neste ano, nas Olimpíadas de Los Angeles, que Joan Benoit Samuelson conquistou a primeira medalha de ouro Olímpico nesta modalidade, provando o absurdo que era crer que mulheres não aguentariam correr os 42 km.

Hortência – Basquete

image.png

A “rainha” Hortência é a maior pontuadora da Seleção Brasileira de Basquete, com 3160 pontos em sua carreira: uma média de quase 25 pontos por jogo. Em 2005, ela se tornou a primeira brasileira a integrar o Hall da Fama do Basquete. 

Marta – Futebol

image.png

Até Lionel Messi conquistar sua sexta bola de ouro, em 2019, Marta era a única jogadora do mundo a conquistar o título seis vezes. Ela é a maior artilheira da Seleção Brasileira de Futebol, com mais gols marcados que o próprio Pelé. 

Se inspirou a praticar um esporte? Corre para conferir nossas seleções de produtos para cada modalidade.