Quem é Daniel Nascimento?

Quem é Daniel Nascimento?

O fundista Daniel Nascimento é o recordista sul-americano e brasileiro da maratona, tendo finalizado os 42.195 m da Maratona de Seul, em 2h04m51s, no dia 17 de abril de 2022. Com esse feito, ele superou o melhor brasileiro na distância até então: Ronaldo da Costa, que em 20 de setembro de 1998, bateu o recorde mundial da distância da época, terminando a Maratona de Berlim com 2h06m05s.

A corrida na qual Danielzinho, como é conhecido, garantiu o recorde foi apenas a quarta prova da distância na carreira do atleta. Antes ele venceu a Maratona de Lima, com 2h09m04, o que lhe garantiu uma vaga em Tóquio 2020. 

Leia também:

O que é preciso para correr uma maratona?

Conheça as majors: as 6 maiores maratonas do mundo

Nos Jogos Olímpicos, a imagem de Danielzinho cumprimentando o recordista mundial da maratona, Eliud Kipchoge, enquanto eles lideravam a prova rodou o mundo, mas o brasileiro se sentiu mal e abandonou a maratona olímpica. 

De acordo com o site da World Athletics, a Federação Internacional de Atletismo, na segunda semana de julho, Daniel Nascimento era o 13º no ranking dos melhores maratonistas do mundo. 

Danielzinho nasceu em Paraguaçu Paulista (SP), em 28 de julho de 1998. Ele começou no atletismo em 2013. No mesmo ano, já garantiu o ouro nos 3 mil metros dos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Lima, ao fazer a marca de 8m54,03. Ele seguiu conquistando bons resultados nas categorias de base, mas no fim de 2018, lesionado, decidiu parar de correr e voltou a cortar cana com a mãe, na cidade natal. 

A parada na carreira durou 5 meses, até maio de 2019, quando o técnico Neto Gonçalves, da ABDA (Associação Bauruense de Desportes Aquáticos), convidou Daniel a conhecer o trabalho dele em Bauru (SP). O atleta, então, retornou com tudo, conquistando a melhor posição de um brasileiro na São Silvestre daquele ano, o 11º lugar. 

Desde 2021, Danielzinho vem fazendo seus treinamentos no Quênia, país conhecido por ser o berço dos maiores corredores do mundo. Em maio deste ano, houve a divulgação de que um projeto foi enviado à China oferecendo que o brasileiro se naturalizasse chinês e competisse pelo país asiático para ter mais apoio. A China ainda não respondeu ao possível acordo.   

Tudo o que você precisa para correr encontra na Netshoes