Como escolher um tênis de corrida? 7 dicas

Como escolher um tênis de corrida? 7 dicas

Desde crianças, correr é algo que tá no DNA humano, mas que aos poucos vamos deixando de lado, já que a concorrência com outras atividades da vida é alta, afinal, todo mundo tem que pagar boletos, né? No entanto, também somos os seres criativos que transformaram a necessidade de movimento do nosso corpo em lazer e desafio, e assim surgiram tantos esportes, incluindo a corrida.

Essa prática esportiva traz energia, dá um boost na saúde e ainda estimula você a melhorar sempre: cada dia é uma oportunidade pra melhorar seu pace. E tudo isso a corrida te entrega sem cobrar muito, já que você pode praticar em ruas, estradas, parques e até na esteira da academia, além de ser uma atividade que tá disponível pra todas as idades.

Se a ideia é ter cada vez um desempenho melhor e manter o hábito, o tênis de corrida faz toda a diferença, porque tem o conforto e as tecnologias exatas pra te levar cada vez mais longe e mais rápido. Sentiu a energia bater? Então bora saber como escolher o melhor tênis running pra você mandar superbem no ritmo das passadas com 7 dicas infalíveis!

O que saber antes de comprar um tênis de corrida?

Se você quer investir em um bom tênis de corrida feminino, masculino ou infantil, existem muitas características que influenciam a performance e conforto do calçado, então vale a pena conhecer todas elas e aplicar as dicas que eu já trouxe aqui mastigadinhas pra você. Vem aprender com essas 7 dicas e escolher o tênis perfeito pras suas passadas!

1. Descubra qual é seu tipo de pisada

Essa informação é pros corredores que querem se engajar fundo na corrida! Mas na real deveria ser uma das principais preocupações pra qualquer pessoa que quer começar a correr, porque saber como funciona a sua pisada no chão influencia qual modelo de tênis você deve escolher pra ter a melhor performance e conforto específico pros seus pés, evitando incômodos e até lesões.

Basicamente, existem 3 tipos de pisada:

  • Pronada: a parte de dentro dos pés toca mais o chão;
  • Supinada: a parte de fora dos pés toca mais o chão;
  • Neutra: os pés tocam o chão de maneira uniforme.

Uma dica pra saber qual é seu tipo de pisada é ficar de olho em qual parte da sola dos seus calçados costuma se desgastar primeiro, mas também é possível identificar a sua pisada com exames médicos específicos. 

Começar com um bom tênis de corrida neutro pode ser uma boa pedida pra ir se familiarizando com a sua pisada enquanto você ainda não faz treinos muito intensos. Aí com o tempo você vai sentindo como pisa e pode ir notando onde as solas ficam mais gastas.

2. Leve em consideração o peso do tênis

Calçados pesados são desconfortáveis em qualquer ocasião, né? Mas na corrida a leveza dos tênis é ainda mais importante, porque o peso não só cansa mais o corredor como atrapalha o alcance de maiores velocidades. 

Essa característica pode variar um pouco para o caso de o corredor priorizar a velocidade, usando tênis mais leves, ou a estabilidade, usando tênis mais robustos. Mas, no geral, esses calçados costumam ter pouco peso. Alguns tênis de corrida Adidas, por exemplo, contam com cabedal e solas ultraleves, melhorando significativamente a eficiência dos movimentos.

3. Atenção ao amortecimento

Seja no tênis performance feminino ou masculino, uma das características mais importantes dos tênis de corrida é o amortecimento. Isso porque o impacto das passadas quando você toca os pés em alta velocidade no chão pode ser bastante prejudicial pras suas articulações. 

Atualmente, grande parte dos esforços das marcas esportivas se concentra em criar tecnologias e materiais que ofereçam amortecimento na medida certa para os corredores, investindo em solas leves e macias, mas ainda firmes o suficiente para dar estabilidade. 

Além disso, um amortecimento flexível também melhora a responsividade e impulso na corrida, transferindo melhor a energia das passadas e gerando uma resposta mais rápida dos movimentos.

4. Analise a biqueira e o drop do tênis

Essa dica também é pra você se sentir um expert na corrida, porque nem todo mundo se atenta a essas características. Pra começar, a biqueira é a ponta da frente do calçado, e costuma ser mais arredondada ou chanfrada, com um leve achatado. Essa segunda opção é a mais indicada para os corredores, pois aumenta a flexibilidade em alta velocidade.

Mas, agora, o que é o drop no tênis? Trata-se, basicamente, da diferença entre a altura da sola do tênis no calcanhar e na ponta dos pés. Essa diferença nos tênis é proposital para reforçar um pouco mais o amortecimento no calcanhar, que muitas vezes é o primeiro ponto a tocar o chão nas passadas, mas nem sempre.

Assim, o drop dos tênis pode ser mais baixo ou alto, a depender de qual é a parte dos seus pés que toca o chão primeiro e recebem o maior impacto. Em geral, as faixas de altura do drop nos tênis é recomendada conforme a seguir:

  • Drop alto (9mm a 12mm): pra quem pisa com o calcanhar ou está com sobrepeso e precisa amenizar o impacto nessa região;
  • Drop médio (5mm a 8mm): pra corredores que aterrissam com o meio do pé, proporcionando um suporte mais natural;
  • Drop baixo (0mm a 4mm): para pessoas que pisam com o meio ou a ponta dos pés.

As marcas especializadas em esportes costumam indicar qual é o drop dos calçados para running, ajudando você a escolher um modelo com essa diferença de altura mais alta ou baixa. É o caso dos tênis de corrida Nike para alta performance, por exemplo.

5. Avalie as características do cabedal

Apesar de as tecnologias das solas serem extremamente importantes para os corredores, não dá pra deixar de lado as características do cabedal, que é a parte que recobre o tênis. 

Os materiais do cabedal são fundamentais para o conforto durante a corrida, pois devem ser leves e respiráveis, deixando o ar circular dentro do tênis, evitando calor e suor em excesso. 

Algumas malhas especiais, como o mesh, são muito usadas nessa área do tênis, porque contam com pequenas furações que tornam a passagem do ar mais livre e quase não pesam nada.

6. Analise as tecnologias da palmilha

Entre a sola e o cabedal está a palmilha do tênis, e, apesar de muitas pessoas não darem atenção a esse acessório, é bom lembrar que seu pé fica em contato direto com ela, então também merece atenção.

Os melhores modelos de tênis de corrida contam com tecnologias especiais nas palmilhas para absorver o suor dos pés e também parte do impacto das passadas. Então fica de olho nisso também, hein? 

7. Não esqueça da flexibilidade e conforto

Pra finalizar, a flexibilidade dos tênis de corrida é muito importante para impulsionar e transferir a energia na medida certa durante os treinos e competições. Na hora de escolher o seu tênis, se atente principalmente em quão flexível ele é na parte da frente e do meio, pois isso melhora a aderência e a sensibilidade na corrida.

E o conforto, bem, ele depende um pouco de cada uma das demais características que eu comentei aqui, e não deve ser subestimado. No fim das contas, depois de analisar cada um dos aspectos do tênis de corrida, o veredito final é colocar ele no pé e se sentir confortável enquanto corre, pois isso é fundamental para o aproveitamento de qualquer atividade física.

Quais as melhores marcas de tênis de corrida?

Não é difícil imaginar que os melhores tênis de corrida são produzidos pelas marcas mais reconhecidas do esporte, certo? Existem muitas fabricantes que se empenham ao máximo para inovar nos tênis de corrida masculinos, femininos e infantis, criando tecnologias avançadas pra melhorar a estabilidade, amortecimento, flexibilidade e impulso desses calçados.

Olha só quais são as melhores marcas de tênis de corrida:

  • Adidas;
  • Asics;
  • Mizuno;
  • Nike;
  • Olympikus;
  • Under Armour.

Na Netshoes, você encontra as melhores marcas e modelos de tênis de corrida pra ir cada vez mais longe! E se quiser ficar por dentro do universo da corrida, que tal dar uma lida no nosso texto que tem um passo a passo para se preparar para uma maratona? Te vejo lá!