O que é dextrose e quais são os principais benefícios?

O que é dextrose e quais são os principais benefícios?

Você é do tipo de pessoa que chega na academia com todo o pique, mas nos primeiros 10 minutos já está morrendo de cansaço, pensando em voltar correndo pra casa e comer um balde de sorvete? Saber o que é a dextrose e seus benefícios pode te ajudar a resolver isso!

Essa falta de energia durante os treinos acaba sendo um baita problemão, já que isso afeta o seu rendimento e atrasa o aparecimento dos resultados no corpo. Nesses casos, a suplementação é uma boa saída.

Nesse texto, vamos te explicar o que é a dextrose, pra que esse aditivo serve e como ele atua nos seus exercícios. Também vamos explicar como tomá-lo corretamente e pra quem ele NÃO é indicado. Vamos lá?

Dextrose: o que é?

Pra resumir, a dextrose é um tipo de açúcar simples. Ela é bastante utilizada como suplemento, principalmente por atletas e praticantes da vida fitness. Por meio dela é formada a glicose, que é um carboidrato (assim como a maltodextrina) de rápida absorção.

Uma vez consumida, ela entra na nossa corrente sanguínea e é rapidamente transformada em energia, por isso é utilizada por quem precisa de um gás a mais durante ou depois de treinar.

Pra ficar mais simples: imagine que seu corpo é um carro que parou no meio da pista e precisa de um impulso rápido pra voltar a andar. Então você pede ajuda pra dextrose, que dá aquele empurrão amigo no seu veículo pra fazê-lo voltar a se movimentar.

Esse suplemento também costuma ser combinado com proteínas em pós-treinos, pois também atua na recuperação muscular. 

Isso acontece porque a dextrose auxilia na elevação dos níveis de insulina no corpo, que por sua vez, promove a absorção de aminoácidos e outros nutrientes pelos músculos, o que acelera a sua reparação e o seu crescimento.

Pra que serve?

A dextrose pode ser utilizada pra obter diferentes resultados. Já te damos um pequeno spoiler no tópico anterior sobre algumas das suas funções, mas vamos explicar melhor sobre cada uma delas a seguir.

Fornecer energia rápida

Um dos principais usos desse suplemento é fornecer energia rápida ao corpo. Isso acontece porque ela é absorvida muito rápido pela nossa corrente sanguínea, o que nos dá um impulso pra malhar por mais tempo.

Dessa forma, se você estiver em um treino muito intenso e precisa de uma ajuda pra terminar as suas séries, poderá tomar a dextrose pra aumentar a sua força, mantendo o seu alto desempenho.

Atuar na recuperação pós-treino

Outra atuação desse suplemento é na recuperação pós-treino. Depois de malhar bastante, os seus músculos ficam esgotados e precisam de energia pra se recuperar e crescer. É aqui que a suplementação de dextrose entra, pois ela ajuda a repor os níveis de glicogênio nos músculos, sendo a nossa principal forma de armazenar força.

Ao combinar este aditivo com a ingestão de proteínas, você verá um aumento nos seus níveis de insulina, o que facilitará a absorção de nutrientes e aminoácidos pelos músculos, o que acelera a reparação e promove o crescimento de massa magra.

Melhorar o sabor de alimentos e bebidas esportivas

Agora, o que você talvez não saiba é que alguns produtos alimentícios e bebidas esportivas já tem a dextrose em sua composição, e não é só por conta do ganho de energia: esse ingrediente é muito utilizado pra ajustar o sabor de comidas e bebidas, deixando-as mais agradáveis.

Esse uso é feito porque a substância pode ser considerada um “açúcar fitness”, dando uma adição de doçura e realçando o seu sabor sem deixar o alimento excessivamente açucarado.

Quais os principais benefícios da dextrose?

Além do que já falamos, será que existem outras vantagens de investir na suplementação de dextrose? Veja a seguir algumas outras vantagens dessa adição em sua rotina de treinos.

Melhora a performance em exercícios longos

Seja pra treinos mais pesados na academia, ou até pra participar de maratonas e competições de ciclismo, esse suplemento ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis, o que é indispensável pra evitar a fadiga.

E, ao pegar mais peso nos treinos, você aumenta sua resistência cardiovascular, queima gordura e controla melhor o peso, além de otimizar a sua capacidade aeróbica. Ou seja: só vantagens!

Facilita a reposição de carboidratos

Além disso, depois de treinar duro, o seu corpo precisa repor os carboidratos que foram queimados. Como esse é um composto rapidamente absorvido pelo nosso corpo, ele auxilia na restauração dos seus níveis de forma eficiente.

E, como você bem sabe, os carboidratos são a nossa principal fonte de energia, permitindo com que você tenha mais disposição pra realizar treinos eficientes e intensos, potencializando seu ganho muscular.

Ajuda no ganho de massa muscular

Se seu objetivo é ficar sheipado, saiba que a dextrose também pode te ajudar nisso! Aqui, sua atuação está na rápida elevação dos níveis de insulina, o que facilita o transporte de aminoácidos e outros nutrientes essenciais pros músculos. Na prática, a síntese de proteínas é acelerada e, consequentemente, o crescimento muscular também.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Agora, se você busca regular os níveis de glicose no seu corpo por conta de necessidades específicas, a dextrose consegue fazer isso por meio da injeção de uma dose extra de energia, ajudando quando ela está abaixo do normal.

Ajuda na absorção de outros nutrientes

Por fim, ela também atua como um apoio na nutrição esportiva, já que ela é usada na formulação de outros suplementos pra melhorar a absorção de outros nutrientes, como vitaminas e minerais. Isso garantirá com que o seu corpo receba o máximo dos benefícios que esses produtos podem oferecer.

Quando consumir a dextrose?

Se interessou pela dextrose? Pois saiba que tão importante quanto conhecer os seus benefícios é saber qual o momento ideal de utilizá-la, a depender dos objetivos que você pretende alcançar.

Antes dos treinos

Se você vai fazer uma longa corrida ou uma sessão pesada na academia, tome a dextrose cerca de 30 minutos antes do exercício físico pra ter um ganho extra de energia no treino, pois nesse curto período ela já irá pra a corrente sanguínea e fornecerá a força que você precisará pra os seus músculos.

Durante os treinos

Outro momento que vale a pena tomar esse suplemento é durante os treinos. Se você está no meio de um exercício pesado ou exigente, você pode consumir a dextrose pra manter seus níveis de força estáveis. Ela fará que você se sinta menos cansado durante as séries, permitindo que você continue se esforçando até o limite.

Após os treinos

Outra opção é tomar após os treinos, já que nesse período os seus músculos estarão sedentos por energia e recuperação. Dessa forma, recomendamos que você tome a dextrose imediatamente após o exercício pra repor rapidamente os níveis de glicogênio na musculatura.

Como tomar dextrose corretamente?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a dextrose, seus benefícios e quais os melhores momentos pra tomá-la, é importante que você siga algumas dicas pra consumi-la da maneira correta e usufruir melhor de todas as suas vantagens.

Primeiramente, a quantidade a ser tomada depende dos seus objetivos e do seu nível de atividade física. De maneira geral, é recomendável tomar de 20 a 30 gramas do suplemento pra atividades intensas ou sessões de treinos longas.

Também é muito importante que você saiba que essa é uma ferramenta que deve ser usada com equilíbrio: evite exagerar e ajuste a quantidade conforme as suas necessidades objetivos.

Além disso, não deixe de conversar com um nutricionista pra que ele possa avaliar se você pode utilizar esse suplemento, bem como ajustar a dosagem conforme as suas necessidades e perfil.

Quem não pode tomar dextrose?

Apesar do senso comum de que suplementos fazem bem pro corpo, não é todo mundo que pode usar qualquer tipo de aditivo alimentar, viu? E esse cuidado é redobrado quando falamos da dextrose, por se tratar de um tipo de açúcar.

Por isso, pessoas diabéticas ou com tendência a adquirir a doença precisam conversar com o médico antes de iniciarem a suplementação com essa substância, pois ela pode causar um aumento rápido nos níveis de glicose no sangue, o que pode desestabilizar o controle glicêmico de diabéticos e levar a complicações graves de saúde.

Também fica o alerta pra quem está tentando perder peso: apesar de não ser considerada uma caloria vazia, ela é, sim, uma fonte de calorias que pode se acumular rapidamente no corpo se não for bem digerida.

Por isso, vale a pena fazer seu uso com bastante moderação e adicioná-las na contagem das suas necessidades diárias de calorias e carboidratos, pra que você não passe por surpresas ao subir na balança (e culpar a pipoca do fim de semana).

Além disso, se você tem alguma condição de saúde específica ou está tomando medicamentos que afetam o metabolismo de carboidratos, também recomendamos que você converse com o médico antes de incluir a dextrose na sua dieta.

Acabaram as desculpas pra sair mais cedo dos treinos!

E então, está pronto pra potencializar os seus treinos ao entender o que é a dextrose e como incorporá-la em sua alimentação? Adicionar esse suplemento em sua dieta pode ser o gás que você precisava pra fazer exercícios mais longos ou, finalmente, acabar com as desculpas para não aumentar a carga do leg press.

E pra suportar tanta energia extra, as suas articulações precisam estar em dia: confira esse outro texto em nosso blog no qual explicamos sobre o que é feito o colágeno hidrolisado e quais os seus benefícios pros treinos.