
O que é canelite e como tratar?
- Compartilhe :
Canelite é o nome popular da síndrome do estresse tibial medial e é uma inflamação na região da tíbia, o principal osso da parte inferior da perna. Muitas vezes, a membrana que reveste o osso, chamada periósteo, inflama e é isso que causa a dor. Essa é uma lesão bastante comum entre praticantes de atividade física, principalmente corredores iniciantes.
Os sintomas incluem dor na parte de dentro da canela, inchaço e sensibilidade ao toque na região. O tratamento da canelite costuma ser feito com anti-inflamatório, analgésicos, como a aplicação de gelo, e fisioterapia, que vai fortalecer os músculos e, assim, reduzir o impacto gerado com a corrida, protegendo a canela.
Leia também:
Faça exercícios para fortalecer panturrilha
O que é preciso para correr uma maratona?
A dor aparece, geralmente, quando o atleta sobe demais a carga ou o volume de treino de uma vez só, sem estar com a musculatura preparada para isso. Para reduzir as chances de lesão, os principais músculos a serem fortalecidos são o sóleo, na região da panturrilha, e o glúteo máximo. Também é preciso reduzir o impacto, evitando bater os pés no chão com muita força em saltos e durante a corrida.
Tratar a síndrome do estresse tibial medial bem no início é o mais indicado para evitar que ela possa evoluir para uma fratura por estresse e, nesse caso, obrigue o praticante de atividade física a fazer repouso absoluto. O ideal é procurar um médico do esporte assim que começar a sentir dor e não persistir nos treinos fortes enquanto estiver sentindo. O tempo de recuperação varia muito de um paciente para outro e também da gravidade da inflamação. Pode levar de algumas semanas a meses.
Uma dica para diminuir as chances de lesão é ter sempre o acompanhamento de um profissional de educação física nos treinos. Além disso, para que a dor não volte mais é preciso perceber quais fatores estão provocando a lesão e modificá-los.