Alimentos que aquecem, mas não pesam na balança

Alimentos que aquecem, mas não pesam na balança

Quando o clima esfria um pouco, costuma ser mais difícil manter a escolha por alimentos menos calóricos porque, geralmente, as comidas que têm mais calorias costumam ser as que dão aquela sensação gostosa de aquecer o estômago. Para não cair na cilada de comer mais do que você precisa para se manter saudável, uma boa opção é apostar em sopas e caldos, além das bebidas quentes. 

“Curiosamente a exposição ao frio leve contribui, de forma discreta, para o aumento do gasto energético, mas sem precisar de alterações na ingestão alimentar, ao menos fisiologicamente. No entanto, sabemos que os dias mais frios são mais convidativos para ingerir alimentos mais palatáveis e quentes, como sopas ou caldos acompanhados por pães ou torradas e, é claro, um chocolate quente a qualquer momento do dia. Além disso, os alimentos menos calóricos, como suco de frutas e saladas, podem perder espaço justamente por serem consumidos comumente frios”, diz Raphael Campanholi, nutricionista da ABNE (Associação Brasileira de Nutrição Esportiva).

A solução, segundo o nutricionista, é optar por alimentos quentes, mas menos calóricos. Sopas e caldos não precisam ser gordurosos, é só escolher os ingredientes certos para fazer um prato bastante nutritivo e que dê saciedade. “Receitas de sopas ou caldos mais pobres em calorias são aquelas que incluem os legumes como abóbora, cenoura, beterraba, salsão, brócolis, couve-flor e berinjela, em maior quantidade, e o macarrão, os tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame) e os alimentos gordurosos (bacon, creme de leite e catupiry), em menor quantidade”, afirma. 

Para dar maior sensação de saciedade, o truque é incluir proteínas. “Frango, peixe, ovos, carne vermelha ou, para quem é vegetariano, ervilha, soja ou lentilha”, aconselha.

As bebidas também não precisam ser pesadas. Você pode optar por chás sem adição de açúcar ou adoçados com uma pequena quantidade de mel e por leite quente com cacau ou chocolate em pó. Para quem tem dificuldade de se hidratar no frio, uma dica é abusar do chá. “O consumo de água pode ser substituído de forma igualitária por chás sem adição de açúcar. É possível e pode ser aconselhável para ajudar a manter o corpo mais aquecido”, conta.

Mesmo para quem faz atividade física, não é preciso aumentar a quantidade de calorias só porque esfriou. “Caso o seu treino dure mais do que uma hora, pode ser prudente incluir uma fonte de carboidrato mais próximo ao momento do treino ou até mesmo durante a atividade. Boas (e quentes) fontes de carboidrato incluem pão torrado, caldos de tubérculos com macarrão e/ou arroz, leite quente com chocolate em pó, mingau de amido de milho ou e algum outro cereal”, indica o nutricionista.

Para não errar no cálculo da quantidade de nutrientes que você precisa, o ideal é ter a ajuda de um profissional. “É importante procurar um profissional nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado de acordo com suas necessidades”, fala Campanholi.

Está preparado para treinar no frio? Escolha seu corta-vento na Netshoes